Professor da UNIFAL-MG lança o livro “História Militar do Mundo Antigo”

Obra reuniu aproximadamente 40 historiadores

Alunos e professores se reuniram no auditório Dr. João Leão de Faria na noite dessa segunda-feira, 26/03/2012, para prestigiar o lançamento do livro “História Militar do Mundo Antigo”.

A obra, dividida em três volumes, foi organizada pelos professores Cláudio Umpierre Carlan da UNIFAL-MG, Pedro Paulo Funari da Unicamp, Margarida Maria de Carvalho da UNESP de Franca-SP e Érica Silva, também da UNESP.

Abrindo o evento, o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Prof. Paulo Denisar Fraga apresentou o Prof. Pedro Paulo Funari da Unicamp, que foi convidado para participar do lançamento, enfatizando a importância de haver “diálogo” entre as universidades para engrandecer o conhecimento.

O professor da casa, Cláudio Carlan, falou sobre a necessidade dos professores também trabalharem com pesquisas e justificou o tema do livro, comentando sobre a questão das universidades diversificarem, para não “privilegiar somente um período da História”.

Fazendo uso da palavra, o Prof. Pedro Paulo Funari agradeceu a oportunidade de lançar a obra na Universidade Federal de Alfenas, local onde afirmou perceber “entusiasmo de professores e alunos com uma grande projeção na região e fora dela”.

Em seguida, o professor da Unicamp explicou que a proposta da obra era reunir estudiosos da Antiguidade no Brasil, que pudessem colaborar com textos narrando a História Militar, já que existia pouca referência no assunto. “A acolhida foi extremamente favorável”, destacou ao dizer que esperavam a participação de menos de 10 colaboradores e foram aproximadamente 40 historiadores que aceitaram o convite de contribuir com a obra, inclusive estudiosos estrangeiros.

A diversidade do interesse nos temas relacionados à História Militar permitiu a divisão dos volumes em: “Guerras e Identidades”, “Representações” e “Cultura”.

A obra, que foi elaborada entre 2008 e 2009 e levou 3 anos para chegar à publicação e lançamento, contou com o apoio da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e também do Laboratório de Arqueologia Pública da Unicamp.

Editado pela ANNABLUME, “História Militar do Mundo Antigo” já está disponível nas livrarias do país, podendo ser adquirido também pelo site da editora.

No dia 25/04/2012, os autores lançarão a obra também na Unicamp, e no mês de maio, na UNESP de Franca-SP.

por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social