UNIFAL-MG adere ao Condomínio Temático das Águas

Universidade Federal de Alfenas é a 15ª instituição de pesquisa parceira do Centro Unesco-HidroEx

A Universidade Federal de Alfenas é a mais nova integrante do Condomínio Temático das Instituições de Ensino Superior, Pesquisa e Desenvolvimento da Cidade das Águas, projeto desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Centro Unesco-HidroEx. Será instalada no campus avançado da UNIFAL-MG em Poços de Caldas uma unidade do HidroEx, para desenvolver trabalhos de extensão e pesquisa, auxiliar na formação de políticas públicas e na prestação de serviços relacionados à área, além de melhorar ações de prevenção de acidentes naturais.

O HidroEx em Poços de Caldas será um centro de referência no monitoramento e gestão da qualidade das águas, com o objetivo de dinamizar os estudos relacionados aos recursos hídricos, que vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores da UNIFAL-MG. A unidade vai formar técnicos especializados em saneamento, promover a gestão de recursos hídricos e desenvolver projetos de educação ambiental na região. De acordo com o reitor da UNIFAL-MG, professor Paulo Márcio de Faria e Silva, esta é uma parceria estratégica porque a água é o tema mais importante para o Brasil no momento.

A área de influência do campus reúne 28 municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, que integram o Comitê de bacias hidrográficas dos afluentes mineiros dos rios Mogi-Guaçu e Pardo. O primeiro passo será avaliar os ambientes aquáticos e analisar a água para consumo humano. A importância de se avaliar a água que chega às residências é destacada pelo pesquisador Rodrigo Fernando Costa Marques, diretor do campus avançado de Poços de Caldas. Segundo o professor, já foi notada a presença de metais pesados, agrotóxicos e hormônios na água. “O índice de câncer na região é alto. O setor mineral é muito forte na região”, afirma.

O reitor da UNIFAL-MG afirmou que o secretário Narcio Rodrigues é um dos deputados federais mais atuantes do Estado. “Ele foi coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional, obteve emendas parlamentares para as federais mineiras, dispensando tratamento igual para todas as universidades”. Ele elogiou a recuperação do sistema de C&T no estado, lembrando que a Fapemig não perde em nada para a Fapesp. “As instituições federais submetem projetos à Fapemig e conseguem recursos para financiar suas pesquisas”.

Para o secretário Narcio Rodrigues, os condomínios temáticos para realizar estudos em área de interesse, reunindo diferentes instituições, asseguram uma convivência produtiva para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e do ensino superior. “Estamos juntando competências em torno de um mesmo tema”. O Condomínio Temático de Águas começou com dez instituições e hoje já são 15, das quais oito são universidades federais. Segundo ele, a rede HidroEx Unesco para a conservação das águas vai atuar na América Latina e na Comunidade de Países de Língua Portuguesa. “O Brasil é o país com a maior riqueza hídrica do mundo. Isso não é privilégio, isso é fator de responsabilidade. Temos de acabar com a cultura do desperdício”, enfatiza.

EXPANSÃO DA UEMG

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse ainda que a meta do Governo de Minas é expandir a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) com a oferta de mais cursos de licenciatura em todas as regiões mineiras, além de outras iniciativas para garantir a interiorização da ciência e da tecnologia no estado. “Estamos fazendo um pacto a favor da sociedade. O desenvolvimento de Minas Gerais passa necessariamente pelo fortalecimento do ensino superior e incentivo ao setor educacional”, afirma.

O deputado federal Geraldo Tadeu destacou a participação efetiva do Governo do Estado na democratização e interiorização do ensino superior em Minas Gerais, e lembrou que a parceria da UNIFAL-MG com a Unesco HidroEx é prioritária para o desenvolvimento regional. O campus da UNIFAL-MG em Poços de Caldas foi criado em 2009 e já tem mil alunos, matriculados no bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e nos cursos de engenharia de minas, engenharia química e engenharia ambiental e urbana. Tem dois mestrados em engenharia autorizados pela Capes e ocupa área de 50 hectares no município.

O secretário Narcio Rodrigues elogiou a decisão do reitor Paulo Marcio de Faria e Silva, que também preside o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), de levar a UNIFAL-MG a aderir ao Condomínio Temático. “A UNIFAL-MG certamente dará uma contribuição fundamental ao pleno desenvolvimento da Cidade das Águas”, afirmou. Ele reuniu-se com dirigentes, professores e pesquisadores da UNIFAL-MG, em companhia do assessor especial Richard Meganck, responsável pela implantação do Unesco HidroEx no Brasil e ex-reitor do IHE-Unesco de Delft, Holanda. Antes, Rodrigues se encontrou com o prefeito de Poços de Caldas, com a secretária municipal de Educação e com o diretor executivo da Autarquia Municipal de Ensino.

informações: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (http://www.tecnologia.mg.gov.br/index.php/noticias/720-unifal-adere-ao-c...)