Universidade Federal de Alfenas adere ao Projeto “Cidade das Águas”

Durante visita do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior à UNIFAL-MG, o Reitor, Professor Paulo Márcio de Faria e Silva, assinou o Termo de Cooperação ao Condomínio Temático

A Universidade Federal de Alfenas recebeu a visita do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, na última sexta-feira, 16/03/2012, que acompanhado pelo Reitor, Professor Paulo Márcio de Faria e Silva, esteve no Campus Avançado de Poços de Caldas e, em seguida, na sede da UNIFAL-MG em Alfenas, onde foi formalizada a assinatura do Termo de Cooperação para que a universidade passasse a integrar o Condomínio Temático “Cidade das Águas”.

Segundo o Secretário, o Condomínio Temático de Águas das Instituições de Ensino Superior, Pesquisa e Desenvolvimento da Cidade das Águas, foi criado a partir da discussão promovida pela instituição UNESCO-HidroEX em torno da água, no Brasil e no mundo. “Depois de ter recebido uma grande acolhida por parte das universidades mineiras, nós decidimos que essa não era uma iniciativa que deveria ficar restrita apenas à ação do HidroEx.  Compreendemos, com clareza, que se abríssemos uma oportunidade para juntar no mesmo espaço instituições de ensino superior, de pesquisa e desenvolvimento para discutirem ações conjuntas, integradas em torno da água, nós teríamos um ganho muito grande.”

A visita contou também com a presença do assessor especial do HidroEX, o holandês  Richard Meganck, que destacou a importância da água. “A questão da água, em minha opinião, tem impacto em todos os setores, porque sem água não há vida. A única maneira de o HidroEX sobreviver é com a participação de várias instituições.”

O projeto foi desenvolvido pelo Governo de Minas em 2009, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a fim de planejar, coordenar, executar, controlar e avaliar os programas e projetos de defesa e preservação do meio ambiente, relativos à gestão dos recursos hídricos.

Participação da UNIFAL-MG

A UNIFAL-MG é a 15ª instituição a aderir ao Condomínio Temático, que conta com outras 8 universidades federais. De acordo com o Secretário, as atividades de conservação das águas irão envolver países da América Latina e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa. “Na verdade, somos um centro que tem a responsabilidade internacional de difundir a educação para as águas e criar uma nova cultura em torno da questão ambiental nesses países”, enfatizou.

O Reitor, Professor Paulo Márcio de Faria fez questão de ressaltar o quanto o Secretário tem dispensado atenção ao sistema federal, e manifestou ainda, a satisfação de recebê-lo na instituição. “Eu quero, em nome da universidade, desejar a você, a nossa melhor acolhida e agradecer pelo muito que você tem feito pela ciência e tecnologia para as universidades de Minas Gerais, o que tem sido também fundamental para o desenvolvimento da própria UNIFAL.”

Durante a assinatura do termo, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade, Professor Antonio Carlos Doriguetto, apresentou ao Secretário, o expressivo crescimento da instituição no campo da pesquisa nos últimos anos.

A participação da UNIFAL-MG no Condomínio Temático foi muito bem recebida pelo Secretário Narcio Rodrigues. “A presença da UNIFAL dentro do Condomínio é um valor agregado que nós passamos a ter, por ser uma instituição que tem um conceito extraordinário e que pode nos ajudar numa região estratégica de Minas Gerais, aqui às margens dos rios que formam a Bacia do Rio Grande, a espalhar também por essa região as ações de educação para as águas. Eu não tenho dúvidas de que o Condomínio das Águas fica hoje muito mais forte, muito mais rico com a assinatura desse acordo que estamos fazendo com o Reitor Paulo Márcio.”

No Campus Avançado de Poços de Caldas, será instalada uma unidade do HidroEx, para desenvolver trabalhos de extensão e pesquisa, com o objetivo de dinamizar os estudos relacionados aos recursos hídricos, que vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores da universidade.

por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social