Governo vai mudar prova do Enade após suspeita de fraude

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou hoje que o governo vai aplicar o Enade (avaliação federal do ensino superior) também aos alunos do penúltimo semestre --antes o exame era restrito aos formandos. A mudança ocorre após suspeita de que a Unip seleciona apenas os melhores alunos para a prova e já vai valer para este ano.

Mudança no Enade já vale para este ano, afirma ministro
Ministro diz que não vai prejulgar denúncias contra Unip
MEC investiga denúncia de irregularidades em Enade da Unip

A Folha já havia informado sobre os planos do MEC de alterar os critérios do exame. Até agora, o Enade era aplicado anualmente a estudantes concluintes e ingressantes de cursos superiores de universidades públicas e particulares. A cada ano é avaliado um grupo específico de cursos de graduação.

O objetivo da prova é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições. Aquelas que apresentam resultados insatisfatórios podem sofrer sanções pelo MEC, como corte de vagas e até fechamento do curso.

A suspeita investigada pelo MEC é de que a Unip estaria retendo os "maus alunos" no penúltimo semestre para que eles não fossem inscritos no Enade. Assim, só os alunos mais preparados participariam da avaliação, elevando as notas dos cursos.

A universidade nega irregularidades e tem que apresentar sua defesa ao ministério. De acordo com a direção da universidade, a melhoria dos resultados nas últimas edições do Enade é resultado das inovações implantadas pela instituição em seus cursos.

Mercadante não informou se as mudanças valerão para a edição do Enade de 2012.

*informações de: http://www1.folha.uol.com.br/saber/1061710-governo-vai-mudar-prova-do-enade-apos-suspeita-de-fraude.shtml