Reitor da UNIFAL-MG participará do Seminário sobre Internacionalização das Universidades Federais

O Reitor da UNIFAL-MG, Paulo Márcio de Faria e Silva, participará do Seminário “Internacionalização das Universidades Federais”, em Brasília, no dia 13 de março.

O evento visa reunir os vários seguimentos acadêmicos e políticos do Brasil com autoridades internacionais da área, focando a operacionalização de uma possível internacionalização das universidades federais brasileiras através de  programa de expansão.

A diretoria executiva da Andifes apresentará os convidados durante a cerimônia de abertura.

Após, serão compostas várias mesas, que discutirão porque é preciso internacionalizar as universidades federais, sobre a internacionalização da ciência brasileira, sobre o tema “Políticas de Governo para Internacionalizar as Universidades Brasileiras”.

Será ainda ministrada a palestra sobre "Desafios e oportunidades para os Estados Unidos e Brasil em Ciência, Tecnologia e Inovação", cujo ministrante será o Dr. John Holdren, assessor especial do Presidente Americano, Barack Obama para Ciência e Tecnologia, diretor da Divisão para Políticas em Ciência e Tecnologia da Casa Branca e co-diretor do Conselho Presidencial de Assessores em Ciência e Tecnologia (PCAST).

No período da tarde haverá debate entre os diretores e presidentes dos Colégios da Andifes sobre os “Desafios para a Internacionalização das Universidades Federais”.

Convidados de instituições de fomento ao ensino superior também farão um pronunciamento, dentre eles Geraldo Nunes Sobrinho da CAPES e o Vice-presidente do CNPq, Manoel Barral Netto . Eles falarão acerca das práticas a serem adotadas pelas Universidades Federais para operacionalizar os Programas de Internacionalização.

A reunião acontecerá no Hotel Nacional, em Brasíla, com início previsto as 8 e término às 18 horas após ser elaborada a agenda sobre a internacionalização das universidades federais.

por: Márcia Aparecida Domingues Carvalhaes
Assessora de Comunicação Social