Semana pedagógica do Instituto de Ciência e Tecnologia

Foi realizada, de 14 a 16 de fevereiro, a Semana Pedagógica do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), no Campus Avançado de Poços de Caldas.

O evento, que faz parte das ações do PRODOC da Unifal-MG, contou com a participação do corpo docente do ICT e ainda com a participação de professores convidados dos Campi de Alfenas e Varginha.
Com um cronograma bastante intenso e diversificado, foram expostas temáticas que perpassaram por questões administrativas acerca da gestão da carreira docente, até as questões acadêmicas com foco nas estatísticas apresentadas pela coordenação do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT).
O evento contou, ainda, com a participação do Prof. Leandro Cerri, da Unesp Rio Claro, que apresentou uma reflexão, resultado de muitos estudos, sobre como ensinar para a “geração z”, geração esta que ocupa a maior parte dos assentos em nossas salas de aula. Aconteceu ainda a mesa redonda “Experiências em BI”, composta pela Prof. Maria Emilia Torres, que apresentou um referencial teórico sobre as concepções dos Bacharelados Interdisciplinares; pela Prof. Helena Felício, que incitou os docentes a refletirem acerca do que é um currículo interdisciplinar; e ainda pelo Prof. Celso Ferrarezi Junior, que envolveu toda esta discussão na proposta de elaboração de um livro institucional, escrito pelos próprios docentes, que contemple esta gama de experiências
que os envolvidos na construção e consolidação dos BI da Unifal-MG vivenciam.
Outro ponto forte da Semana foi a troca de experiências quanto à prática pedagógica dos próprios professores do BCT. A proposta era demonstrar como é possível, em sala de aula, descobrir maneiras que favoreçam a didática no ensino superior, culminando na real aprendizagem dos alunos. Os professores, que foram voluntários a esta apresentação, expuseram os recursos que utilizaram para garantir o sucesso do processo ensino-aprendizagem, sendo a atividade considerada altamente produtiva por todos os participantes.
E, também, houve momentos de discussão sobre a política de implantação de novos cursos, na qual a Direção do ICT pode explicitar os caminhos que cercam esta possibilidade, assim como cada uma das cinco comissões para estudos de viabilidade de implantação de novos cursos também puderam apresentar suas propostas e o estágio de seus trabalhos, bem como a visão que tem do BCT neste processo de ampliação de cursos.
Enfim, a Semana Pedagógica foi um momento de reflexão e construção de novos conhecimentos, necessários à prática docente, e que também promoveu a integração entre todo o corpo docente do ICT, atividade esta resultante dos esforços cooperativos da Direção do Campus Avançado de Poços de Caldas e da Direção do Instituto de Ciência e Tecnologia.