Unifal-MG forma primeiras turmas de Bacharelado Interdisciplinar

Alunos dos campi de Poços de Caldas e Varginha colaram grau na semana passada

Nos dias 23 e 24/02/2012, a Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG formou as primeiras turmas dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar dos campi de Poços de Caldas-MG e Varginha-MG.

No campus de Poços de Caldas, 36 alunos colaram grau em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, e em Varginha, a turma formada por 26 alunos, concluiu o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia.

Além das presenças do Reitor da Unifal-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva que conferiu grau aos graduandos, as solenidades contaram também com as presenças de familiares, servidores e professores, entre eles, os docentes abaixo, que  compuseram a mesa:

Campus de Poços de Caldas:

-  Prof. Cláudio Antônio de Andrade Lima – Integrante do Conselho Universitário, Diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia;

-  Prof. Antonio Donizetti Gonçalves de Souza – Paraninfo, Ex-Coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia;

-  Prof. Rodrigo Fernando Costa Marques – Diretor do Campus Avançado de Poços de Caldas;

-  Profa. Maria de Fátima Rodrigues Sarkis – Ex-Diretora do Campus e Representante do Consuni ;

-  Profa. Sylma Carvalho Maestrelli – Vice-Coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.

Campus de Varginha:

-  Profa. Tatiana Cardoso Teixeira – Integrante do Conselho Universitário, Diretora do Campus Avançado de Varginha;

-  Prof. Thiago Fontelas Rosado Gambi – Paraninfo da turma;

-  Prof. Leandro Rivelli Teixeira Nogueira – Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas;

-  Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza – Coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia;

-  Prof. Henrique André Ramos Wellen – Patrono e Nome da Turma;

-  Prof. Alexandre Macchione Saes – Homenageado, representando os servidores do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

Marco na história da Unifal-MG

Por concretizar um sonho que teve início em 2009, essas graduações marcam a história da Unifal-MG e também a do país, já que o Bacharelado Interdisciplinar é um modelo de graduação inovador, e que, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), inaugura um curso pioneiro no Brasil, o de Ciência e Economia no campus de Varginha.

Este curso tem por objetivo promover a formação de um profissional com visão crítica para colaborar na interpretação e solução de problemas pertinentes à área de gestão de negócios, além de preparar o graduando para o segundo ciclo de formação em Administração Pública, Ciências Atuariais ou Ciências Econômicas com ênfase em Controladoria.

Já o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia é a porta de entrada para um amplo conjunto de opções profissionais, todas elas ancoradas sobre o mesmo substrato teórico-conceitual, com linguagem e visão comuns de futuros engenheiros, físicos, químicos, matemáticos, dentre outros profissionais.  Este curso pode levar o graduando ao segundo ciclo de formação profissional para cursar Engenharia Ambiental e Urbana, Engenharia Química ou Engenharia de Minas, conforme regras de transição do Bacharelado Interdisciplinar.