GRITO ROCK ALFENAS 2012

O Grito Rock é um evento que busca estimular a produção integrada e colaborativa de artistas da região. É um dos principais projetos do circuito Fora do Eixo, com metas de estimular a circulação e promoção de artistas, realizar mapeamento e conexão de produtores e agentes criativos, distribuição de produtos culturais e laboratórios de tecnologias sociais com participação em rede.

Em Alfenas (MG) será a primeira vez que acontecerá o evento, por se tratar de um evento artistico-cultural a organização convidará muitos projetos que vem sendo realizados no município de Alfenas. A exemplo disso, o projeto Cidade- Escola, o grupo de poesia “Sua Poesia”, O Centro de Música Walda Tiso Weiga, grupos Folclóricos (Folia de Reis, Maracatu e Congada, Música Raíz), grupos de teatro, exposição de artes e artesanato, e para finalizar o evento teremos três bandas da cidade e mais duas bandas de fora, de estilos variados.

O evento acontecerá no dia 10 de março de 2012, a partir das 10hs, no Centro Vivencial (Centro). Para as bandas e artistas interessados em participar, é necessário que seja criado um perfil no site Toque no Brasil (www.tnb.art.br) e fazer inscrição no evento “Grito Rock Alfenas 2012”. O período de inscrições é de 23 de janeiro a 13 de fevereiro, e lembremos que o pré-requisito para a inscrição da banda, tanto alfenense quanto regional é que tenham o repertório de 45 min. (no mínimo), com composições de autoria própria e que esteja gravado.

O maior intuito do evento é de proporcionar conexão e produção conjunta de diferentes grupos, artistas e produtores culturais da cidade de Alfenas, estimulando a cooperação e o senso de integração. No local do evento faremos um cadastramento de todos os seguimentos artísticos que acontecem em nossa cidade, teremos também, cadastramento de empresas que queiram colaborar com esta iniciativa futuramente apoiando os artistas, e por último estaremos nomeando a nossa ação, ou o coletivo a ser criado, por meio de escolha popular.

O Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalhos colaborativos de produtores e artistas culturais presente em mais de 100 pontos espalhados por todos os 26 estados brasileiros (+ DF), 7 países da América Latina e NY (EUA), pautada pelos princípios da economia solidária. Começou há 6 anos como uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Uberlândia (MG), Rio Branco (AC) e Londrina (PR) que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologias de produção e o escoamento de produtos nesta rota (rede), desde então batizada de Circuito Fora do Eixo.

* Informações:  Leandro de Souza