COMUNICADO GERAL

Programa de Mobilidade Acadêmica – PMA - ANDIFES/SANTANDER

1. Relação de alunos da UNIFAL-MG aceitos no PMA

Por meio deste, temos a grata satisfação de comunicar à comunidade discente e acadêmica da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG que, os seguintes alunos da instituição, foram devidamente aceitos, tendo seus processos deferidos, para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica (PMA) promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES durante o 1º semestre de 2012:

- Jeanderson Costa Portela do Curso de Odontologia, Campus de Alfenas
(Aceite na Universidade Federal do Maranhão - UFMA)

- Maíra Keila Viana do Curso de Bacharelado em Ciência e Economia, Campus de Varginha
(Aceite na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG)

- Gustavo Silva Noronha do Curso de Bacharelado em Ciência e Economia, Campus de Varginha (Aceite na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG)

- Pedro Henrique Zampier do Curso de Bacharelado em Ciência e Economia, Campus de Varginha (Aceite na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)

- Flaviane Nucini Mesquita Soares do Curso de Bacharelado em Ciência e Economia, Campus de Varginha (Aceite na Universidade Federal do ABC - UFABC)

- Janaína Barros Junqueira de Carvalho do Curso de Bacharelado em Ciência e Economia, Campus de Varginha (Aceite na Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI)

- Renato Ribeiro Martins do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Campus de Poços de Caldas (Aceite na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP)

2. O que é o Programa de Mobilidade Acadêmica?

O Programa de Mobilidade Acadêmica (PMA) ANDIFES/SANTANDER é um programa de abrangência nacional, voltado para estudantes que cursam a Graduação. Está direcionado somente aos alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação de Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras (IFES) e que tenham integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano ou 1º e 2º semestres letivos do curso, na IFES de origem, e possuam, no máximo, uma reprovação por período letivo (ano ou semestre).

Seu objetivo é oferecer aos estudantes de quaisquer curso das universidades e demais Instituições Federais de Ensino Superior -que tenham assinado o acordo- a possibilidade de um vínculo temporário com outra instituição federal, cursando disciplinas que o discente aceito poderá integralizar na sua grade curricular e/ou complementar na sua formação geral.

O programa refere-se ao deslocamento temporário do estudante que, após o período máximo de um ano letivo, retornará à sua instituição de origem. O aluno participante do convênio possui um vínculo de caráter temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vagas e das possibilidades de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s). Portanto, o convênio ANDIFES não se aplica a pedidos de transferência de alunos entre as IFES, considerando que as transferências ocorrem por outra via e obedecem a normas específicas.

3. A Bolsa do PMA ANDIFES/SANTANDER

Por meio de um acordo de cooperação entre a ANDIFES e o Banco Santander, são disponibilizadas semestralmente bolsas no valor de R$ 2,5 (dois mil quinhentos reais), distribuídos em cinco parcelas de R$ 500, que o discente, devidamente aceito, tem direito de receber durante o semestre em que foi selecionado para participar.
A UNIFAL-MG mais uma vez foi contemplada com 05 bolsas para o 1º semestre de 2012, e, pela primeira vez, desde que o programa foi instituído, poderá usufruir integralmente de todas as bolsas.

Tags: