Faculdade de Ciências Farmacêuticas comemora o indicador de qualidade divulgado pelo Inep para curso de Farmácia

Versão para impressãoEnviar por email

O Curso de Farmácia da Unifal-MG se destaca pela qualidade do ensino, da pesquisa e das ações extensionistas e vem  experimentando nos dias de hoje transformações e crescimento, onde o gene dominante de nossa história é o medicamento, desde a sua concepção e atuação direta com o paciente. Por outro lado, dentro do mesmo sentido de amplitude expande-se, também, nas análises clínicas que, por si só, contém um vasto leque de possibilidades de ações na raiz do diagnóstico de doenças e, ainda, na área de alimentos.  

A avaliação que trouxe o conceito 5 para o curso de Farmácia resultou das ações de implementação das Diretrizes Curriculares em 2004, formação Generalista,  pela então Coordenadora do Curso, Magali Benjamim de Araújo,  que continuaram  sendo monitoradas pelos demais Coordenadores e pelas avaliações feitas por especialistas do Inep/MEC, por ocasião de visita na instituição, baseadas em instrumentos que verificam as condições de ensino, principalmente às relativas ao corpo docente, instalações físicas e a organização didático-pedagógica além do resultado do Exame Nacional de Desempenho do Estudantes (Enade) constituindo o Conceito Preliminar de Curso (CPC), índice que avalia os cursos de graduação. 

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador expresso em conceitos (0 a 5), sendo obtido pelo resultado da média ponderada do CPC, num ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade. O curso de Farmácia da Unifal-MG obteve conceito no Enade = 4,47; Enade Faixa = 5; conceito CPC= 4,10; CPC Faixa = 5.

A Diretoria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas parabeniza os docentes,  os Técnicos Administrativos em Educação pela dedicação e envolvimento, a todos os alunos do Curso de Farmácia pela contribuição ao excelente desempenho do Curso e que possamos continuar atuando como agentes de mudanças através do aprofundamento do nosso papel de Farmacêuticos no processo de transformação da sociedade.

*Fonte: Magali Benjamim de Araujo - Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unifal-MG