Sisu terá pelo menos 80 mil vagas para universidades federais

Versão para impressãoEnviar por email

Levantamento atualizado do iG mostra que 43 instituições aderirão ao sistema que seleciona pelo Enem. 29 aboliram o vestibular.

Os estudantes que prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 22 e 23 de outubro poderão concorrer a pelo menos 80 mil vagas em universidades federais no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2012. Em comparação ao primeiro semestre deste ano e considerando as mesmas instituições, o aumento já é de 37% - em 2011 foram ofertadas 58.357 vagas.

Conforme levantamento realizado pelo iG atualizado em outubro, das 57 universidades federais e dois Centros Federais de Tecnologia do País, 43 já confirmaram a adesão e 13 ficarão de fora, outras quatro ainda não publicaram as decisões.

A oferta apenas nas universidades e centros federais já é bem próxima ao total de vagas do ano passado, que incluia  os institutos federais e algumas faculdades estaduais que entram no sistema. Em 2011, a soma final chegou a 83.125 vagas em 83 instituições públicas.

Entre as universidades que aboliram o vestibular, também ocorreu um aumento. No primeiro semestre de 2011, foram 23 que utilizaram apenas o Sisu. Para a próxima seleção, já são 26 confirmadas, entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Piauí, que definiram a adesão total ao sistema este ano - elas já participavam, mas apenas com parte das vagas. Outras três, vão selecionar pelo Enem, mas fora sistema unificado.

Quem prestar o Enem ainda terá a chance de entrar em algumas universidades que preferem não aderir ao Sisu, mas selecionam com a nota do exame, como é o caso da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O vestibular resiste como o único modo de seleção em oito federais, nas quais o exame do MEC é usado apenas para selecionar vagas remanescentes ou compor a nota final.

Confira no site do IG como as 59 universidades vão utilizar o Enem e quantas vagas serão reservadas pelo Sisu:

*Fonte: IG São Paulo

Tags: