ICHL inaugura segunda edição dos Seminários Abertos “A Ideia de Universidade”

O desígnio do seminário é a construção de um espaço para fluência de ideias mais generalistas objetivando socialização de experiências e discussão de conceitos e informações relevantes para pensar a Unifal-MG, como universidade, assim como a natureza, o lugar e o papel que as Humanidades e as demais ciências possam exercer no seu interior. O evento faz parte do Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente, regido pela pró-reitoria de Graduação, contando com a presença de professores da Unifal-MG e da Universidade de São Paulo (Usp).

Nesse intuito de discussão o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), da Unifal-MG, abriu no dia 17 a segunda edição dos Seminários Abertos “A Ideia de Universidade”. Com a presença do vice-reitor, Edmer Silvestre Júnior, do coordenador do seminário, Paulo Denisar Fraga e um auditório completamente lotado, houve a explanação do primeiro conferencista, professor Paulo César de Oliveira acerca do tema “Universidade: gênese histórica e crítica”.

Iniciando por uma análise dos primórdios da universidade e apoiado em grandes filósofos, Oliveira apresenta algumas ideias aos presentes e alerta, quando cita Paulo Freire, para que a conferência não se torne parte de uma resposta, para o qual não existe pergunta, instigando a plateia a ser participativa e questionar as ideias lançadas.

A procura da verdade, segundo o conferencista, não é um acidente da história dos seres humanos, mas constitui a própria humanidade como humanidade; ou, para dizer a mesma coisa de outra forma, a busca da verdade (conhecimento) é suficiente para fazer da espécie humana outra coisa além de uma espécie animal. Nesse parâmetro a universidade é um lugar do ensino do saber universal, ou seja, quanto mais ela se regionaliza, mais perde seu sentido verdadeiro.

O evento continuou na noite do dia 18, com a palestra “A formação superior de professores: entre o Instituto de Educação e a Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo”, ministrada pelo professor Bruno Bontempi Junior (Usp) com o mesmo formato de mesas-redondas, com momento de debate para pensar a universidade e seu papel na promoção da reflexão acadêmica e científico-cultural crítica.

Tags: