Unifal-MG realiza aula magna para terceira turma do curso de especialização do CEAD

A Coordenação do Curso de Especialização em Teorias e Práticas na Educação, oferecido pela Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), realizou no último sábado a Aula Magna da terceira turma do curso de Especialização em Teorias e Práticas na Educação.

Estiveram presentes na solenidade o Vice-Reitor da Unifal-MG, Edmêr Silvestre Júnior, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Antônio Doriguetto, a Coordenadora de Pós-Graduação, Marília Caixeta Franco, o Coordenador do Centro de Educação a Distância, Paulo Romualdo Hernandes, a Coordenadora do Curso de Especialização, Érica Valéria Alves e a docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Fabiana de Oliveira.
O evento teve início com as palavras dos componentes da mesa que exaltaram principalmente a qualidade do curso de especialização oferecido pela instituição. “O Curso de especialização é uma referência nacional”, salientou o Paulo Romualdo.

A Aula Magna foi proferida pelo professor Nilton Luiz Souto que discorreu acerca do tema “As dimensões do Currículo: Uma visão da cultura curricular construída na escola”. Durante sua explanação o docente retratou as diferentes concepções da construção do currículo.
Após a conceituação inicial, o modelo foi aplicado mostrando as principais dificuldades do crescimento curricular dos professores, entre elas: Visão não profissional do domínio científico da docência; Distanciamento dos professores frente ao projeto pedagógico; Forte tendência ao individualismo docente; Crer que o foco é ensinar e não aprender; Resistência às questões pedagógicas (reuniões e momentos de socialização); Dúvidas e diferentes interpretações sobre competências; Necessidades de conhecer estratégias.
Nilton possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Prof. José Augusto Vieira (2000), especialização em Metodologia do Ensino-Apendizagem de Ciências no Processo Educativo pela Universidade São Francisco (2000) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Têm experiência na área de educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação inicial e continuada de professores, metodologias e práticas de ensino e educação à distância. (de plataforma lattes: acesso em 15/08/2011).