Acolhida ao Calouro é realiza em todos os campi da Unifal-MG

O ingresso na universidade merece ser celebrado por todos. Esse momento apresenta mudanças constantes em um espaço repleto de novas descobertas. É um período de impacto, em que o acadêmico vai se deparar com uma estrutura totalmente diferente daquela à qual estava habituado.
A Unifal-MG entende que o ingresso na universidade é um momento único, e a forma como o calouro é acolhido, demonstra a alegria da Instituição em receber esse cidadão.

Pensando dessa forma a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) realizou a acolhida ao calouro em todos os campi da instituição (Alfenas, Poços de Caldas e Varginha).
Para receber os recém-chegados, a universidade contou com toda sua pró reitorias e também com o seu reitor e vice-reitor, Paulo Márcio de Faria e Edmer Silvestre Júnior, respectivamente.

A proposta da acolhida é que o calouro se sinta mais engajado no meio que agora está inserido ouvindo palavras de apoio de todos os setores de direção da universidade.

Esse momento de acolhida é também de apoio e integração dos novos universitários com a vida acadêmica.
Através de atividades vivenciais, como o do “Calouroumano”, atividade desenvolvida no campus de Alfenas, os estudantes encontram suporte nessa nova etapa de sua vida.

Outras atividades como o “Ecoar” realizados por veteranos de Ciências Biológicas, convidou os alunos para juntos arborizarem determinadas áreas da cidade de Alfenas. O projeto nasceu de uma parceria entre Unifal-MG e Prefeitura Municipal de Alfenas. As condições para o plantio são fornecidas pela prefeitura, a instituição, em contrapartida, oferece a mão de obra para a realização do trabalho. Para isso os calouros irão realizar o plantio de uma muda de árvore, a qual representará seu ingresso na universidade, simbolizando a possibilidade de desenvolvimento. O projeto visa sensibilizá-los quanto ao meio ambiente.

O aluno Anderson, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, do campus de Varginha, comenta que após 25 anos de espera, finalmente consegue ingressar numa instituição que ele admirava. Ela comenta que a democratização do ingresso na universidade pelo Enem, fornece uma oportunidade que até então, permanecia distante.

O pró-reitor da Prace, Marcos Roberto de Faria, comenta que os eventos realizados em todos os campi Unifal-MG foram satisfatórios. Os alunos se demonstraram interessados em conhecer toda a estrutura da universidade. O pró reitor incluiu ações de integração como apresentação da estrutura dos cursos, bem como do corpo docente e técnico administrativo e um momento de participação dos estudantes que questionavam sobre as mais diversas dúvidas. A comitiva de boas vindas esteve presente nos três campi da instituição nos dias 9, 10 e 11, nas cidades de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas, respectivamente.