Resultado do projeto de extensão em interface

A Unifal-MG Campus Varginha, realiza um projeto de extensão em interface com a pesquisa coordenada pela Profª. Virgínia Donizete de Carvalho, e vem sendo desenvolvido com a colaboração dos professores Ana Carolina Guerra e Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, no município de Paraguaçu-MG.

Trata-se de um projeto de incubação de uma associação cujo objetivo é a prestação de serviços que possam contribuir para a preservação do marolo, reafirmando sua identidade na história e tradição do município de Paraguaçu-MG, com o intuito de gerar trabalho e renda, incentivando a cultura e o turismo.

O projeto, intitulado "O processo de incubação em cooperativas populares e a percepção de valores do trabalho", o qual é financiado pela FAPEMIG, vem sendo desenvolvido junto aos interessados na formação da associação desde agosto de 2010.

No dia 14 de setembro, foi instituída em assembleia a fundação da associação, foi aprovado o estatuto e realizada a eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal da instituição. A reunião, contou com a presença da Pró-Reitora de Extensão da Unifal-MG, Maria de Fátima Sant'Anna, da coordenadora do projeto Profa. Virgínia Donizete de Carvalho e dos alunos de Iniciação Científica, Cecília Viana Belém Marinho e Ewerton Martinho Vilas Boas, os presentes assinaram a Ata da Assembleia Geral de Constituição da Associação Terra do Marolo.

Este evento representou uma relevante conquista para a população de Paraguaçu-MG, haja vista a importância sociocultural e econômica do fruto do marolo para o município e região, e também um marco para a inauguração da segunda fase do projeto, o qual deverá, ao longo do próximo ano, atuar junto à Associação Terra do Marolo, realizando levantamentos e oferecendo capacitação e orientação para a gestão do empreendimento. O objetivo é contribuir para aproximar a Universidade do seu entorno social e para que as ações desenvolvidas no meio acadêmico possam atender às demandas da sociedade e instituições locais.