Trabalhos desenvolvidos com colaboração de professor da Unifal-MG são premiados na XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO

Foi realizado entre os dias 03 e 06 de setembro a XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO na cidade de Águas de Lindóia - SP. Com reuniões anuais, a SBPqO tornou-se o encontro científico de maior expressão nacional na área de Odontologia, reunindo pesquisadores de todo o país. Foi neste cenário que os trabalhos desenvolvidos com a colaboração do prof. Masaharu Ikegaki, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unifal-MG, conquistaram três primeiros lugares, sendo uma em apresentação oral e duas em seção de paineis. Estes trabalhos são frutos de uma parceria que existe há mais de 10 anos entre o prof. Masaharu e os professores Severino Matias de Alencar (Esalq-USP), Hyun Koo (Universidade de Rochester - EUA) e Prof. Pedro Luis Rosalen (FOP-Unicamp). Os trabalhos iniciais nasceram de projetos desenvolvidos dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC-CNPq da Unifal-MG e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, orientados pelo prof. Masaharu, que foram continuados pelos pequisadores parceiros. Os trabalhos com própolis vermelha fazem parte da tese de doutorado do aluno Bruno Bueno da Silva (FOP-Unicamp) e o trabalho com geoprópolis faz parte da dissertação de mestrado do aluno Marcelo Franchin (FOP-Unicamp), que conta com a colaboração de um ex-aluno do curso de Farmácia da Unifal-MG, Marcos Cunha, atualmente, aluno do curso de mestrado em Odontologia da FOP-Unicamp.
Abaixo os trabalhos premiados:

Apresentação Oral - Área 3
1º. Lugar –  Efeito da sub-fração bioativa da próplis vermelha no desenvolvimento dos biofilmes de S.mutans. Silva B.B., Rosalen P.L., Alencar S.M., Ikegaki M., Koo H.

Seção C de Paineis - Área 3
1º. Lugar - Influência da própolis vermelha na respota genética dos biofilmes de S. mutans. Rosalen P.L., Silva B. B., Falsetta M., Ikegaki M., Alencar S.M., Koo H.

Seção F de Paineis - Área 3
1º. Lugar - Atividade antinociceptiva do extrato etanólico e frações da geoprópolis de  Melipona scutellaris. Franchin M., Cunha M.G., Denny C., Napimoga M.H., Alencar S.M., Ikegaki M., Rosalen P.L.