Nova fase do Prodocência

HISTÓRICO:
Na primeira fase do Programa, tivemos oficinas e minicursos sobre sete temáticas, coordenadas por docentes do ICHL: Alfabetização e Letramento, Avaliação da Aprendizagem, Estudos de Currículo, Língua e Cultura Hispânicas, Gêneros Textuais, Inclusão e Diversidade, Novas tecnologias aplicadas à educação. Atendemos a alunos das licenciaturas da Unifal-MG e também a professores de escolas da rede pública.

AGORA:
Iniciamos NOVA fase com DUAS ATIVIDADES:
1. Um minicurso intitulado “Subsídios para elaboração de Projetos de Iniciação Científica”, com 4h de duração, que será ministrado pelo PROF. DR. CELSO FERRAREZI JR., autor de várias obras, dentre elas o "GUIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: DO PROJETO À REDAÇÃO FINAL monografia, dissertação e tese".

Serão oferecidas 50 vagas a alunos das licenciaturas da Unifal-MG, todos receberão certificados e o curso é totalmente gratuito. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo email: prodocencia@unifal-mg.edu.br

DATA: 15/09 das 14h às 18h Prédio R sala 106.

2. A segunda atividade acontecerá logo após o Curso e compreende a implantação do I CICLO DE ESTUDOS que se estenderá até março/2012. Os alunos interessados em participar do ciclo deverão construir um Projeto de Pesquisa em uma das 7 áreas temáticas do programa e apresentá-lo ao professor coordenador da área. Aqueles selecionados pelos professores desenvolverão a PESQUISA sob orientação de um dos coordenadores de cada área temática e apresentarão os resultados em eventos científicos externos à Unifal-MG e também no próprio SEMINÁRIO do Prodocência, em março/2012. Esses trabalhos poderão fazer parte de um livro que será publicado ao final dessa fase.

OBJETIVOS:
O I Ciclo de Estudos do Prodocência "PROCESSOS DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR: DIÁLOGOS ENTRE DOCÊNCIA E PESQUISA" tem como objetivo fomentar a pesquisa na área de atuação das licenciaturas abrangendo os temas propostos e/ou afins, pelos licenciandos sob a coordenação dos professores proponentes, buscando ampliar, qualitativa e quantitativamente, projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, envolvendo aspectos e conhecimentos atinentes à educação básica. Os grupos de estudos poderão estar vinculados a grupos de pesquisa certificados pela Unifal-MG. Os grupos de estudo farão uso de farta bibliografia, já adquirida com recursos do Programa (Capes) e têm o objetivo de aprofundar os conhecimentos na área e para que os acadêmicos possam tomar contato com publicações mais recentes no campo da pesquisa.

Antecipamos nossos agradecimentos e contamos com a colaboraçao e participação de todos, pedindo especial contribuição dos Coordenadores das Licenciaturas.