II Jornada de biologia

As principais mudanças na elaboração da segunda jornada em relação à primeira, segundo Prof. Sandro, coordenador do evento, foi a participação integral dos acadêmicos do curso de ciências biológicas licenciatura e bacharelado. Nesta edição os estudantes tanto da licenciatura quanto do bacharelado se envolveram intrinsecamente com a proposta.

Na visão de Sandro, a integração entre essas duas modalidades (licenciatura e o bacharelado) por parte dos acadêmicos serviu para ampliar os horizontes dos temas que foram abordados, que nessa segunda jornada foi biologia do século XXI, com o intuito de abordar temáticas que preconizam aquilo que deve ser objeto de estudo das ciências biológicas para o século XXI.

As tendências da biologia que formaram o foco da segunda jornada foram  biologia molecular e os nanomedicamentos. O prof. Eduardo Ricci, seguindo essa temática apresentou em um dos minicursos os nanomedicamentos como uma novidade a nível do século XXI.

Quanto à relevância do evento, o prof. Sandro disse que uma delas é colocar o curso de ciências biológicas em pé de igualdade com todos  os outros programas de graduação, "eu vejo assim, nós programamos essa jornada de forma eficiente, de forma bastante equitativa, com  temáticas bastante interessantes, nós fizemos pouquíssima divulgação externa e nós vimos que estamos com o teatro lotado, nós temos quase 290 inscrições no evento isto mostra que a ciências biológicas pra comunidade de Alfenas e região ganhou visão, ela tem sido observada, visualizada lá fora e mostra que nós estamos fazendo bem nosso trabalho como discente e como docente."

Galeria

Para Tamires Casagrande, aluna do curso de Ciências Biológicas, a participação no evento foi importante para adquirir mais conhecimento e completar a sua formação, e também para aprender a executar melhor sua profissão.

Para a aluna a área de seu maior interesse que foi abordada durante a jornada foi a ecologia "acho que a ecologia vem ganhando muito espaço hoje, não só na mídia e no conhecimento agora que a população vem se interessando mais pela área ecológica, a área da biologia em si, acho que a área da ecologia está crescendo e é a área que eu mais me identifico."

A segunda edição da jornada de biologia iniciou-se dia 1 de setembro. Antes da abertura solene do evento aconteceu a apresentação musical da dupla de concertistas Rodolfo Cabral Marcelo e Érika dos Santos Silva. A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo Vice-Reitor, Reitor em exercício Edmêr Silvestre Pereira Júnior, pela representante da Pró-Reitoria de Graduação Cláudia Regina de Medeiros Durante, Representante do Instituto de Ciências da Natureza Marcelo Polo, representante do colegiado de ciências biológicas Célia Weigert, coordenador do evento Sandro Barbosa e pela discente do 8º período de ciências biológicas - bacharelado Évila da Silva Lopes Salles.

O evento encerrou-se dia 3 com a brilhante apresentação do ilustre convidado Prof.Thomas A. Miller – University of California - USA, com a palestra "Manipulation of DNA to Agriculture and Health."