Discentes da Unifal integram reality show no canal Multishow dando continuidade a Gincana SWU

Com o objetivo de conscientização em prol da sustentabilidade e a conquista de seguidores que ajudem a construir um mundo sustentável através de pequenas ações o mogimiriano Lucas Smith Pimenta, 21, está representando a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) no ‘Projeto Impacto Zero’, parte componente do SWU.
Estudante do 4º ano do curso de Biotecnologia, Lucas e Ana Carolina Montesano Félix, que também representa a Unifal na gincana partiram para uma viagem de um mês pelo Brasil. Os estudantes vão enfrentar desafios entre as equipes selecionadas integrando um reality show no canal de TV a cabo Multishow, que pertence às Organizações Globo. Dez duplas foram selecionadas para essa fase e deverão defender os projetos e as universidades que representam ao longo das cinco semanas de gravação do programa. As informações sobre o formato do reality show é de que o programa terá 10 episódios e irá ao ar duas vezes por semana.
Lucas e Ana Carolina estão defendendo o projeto ‘Reciclagem de termoplásticos para a geração de energia eólica’. A fase de inscrição na gincana teve a participação de 16 estados e a seleção de 20 equipes para uma eliminatória que envolveu a coleta de lixo reciclável junto à comunidade. A Unifal venceu o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará nesta etapa. O resultado de todas as etapas foi divulgado pelo ‘Fantástico’, da Rede Globo.
Após esse processo, Lucas e Ana Carolina foram selecionados entre os 20 membros da equipe que representam, a ‘Catavento’.

PRÊMIO

Além da responsabilidade de representar a Unifal, Lucas e Ana Carolina concorrem a prêmios individuais. A dupla vencedora do reality show será contemplada com um curso de empreendedorismo na Babson College, nos Estados Unidos. Além disso, a faculdade vencedora recebe 500 mil reais, valor que deve ser aplicado na implantação do projeto ganhador. Todas as duplas poderão assistir ao SWU Music & Arts Festival 2011 no camping, em um Motor Home, espécie de ônibus equipado, além da participação diária no Fórum Global de Sustentabilidade.
Quanto à expectativa de vitória, Lucas acredita que o diferencial do projeto da Unifal pode pesar a seu favor. “Todas as universidades apresentaram projetos bem interessantes, mas a maioria está voltada para campanhas de sustentabilidade trabalhadas diretamente junto à população. A nossa proposta é criar um produto, esse é um diferencial”. O projeto integrado por Lucas foi desenvolvido especialmente para a gincana do SWU e visa a fabricação de pás utilizadas em moinhos de vento com base em garrafas pet.
O SWU Music & Arts Festival já confirmou as atrações Black Eyed Peas, Snoop Dogg, Damian Marley, James Murphy, Frankie Knuckles, Peter Gabriel, Sonic Youth, Sven Vath, além da banda de heavy metal Megadeth.