Docentes da Unifal-MG têm projetos aprovados pela FAPEMIG

Com o objetivo de apoiar à fixação de jovens pesquisadores em Minas Gerais através do financiamento de seus projetos de pesquisa e criação de novos grupos em qualquer área do conhecimento o Programa Primeiros Projetos (PPP) da oportunidade para docentes desenvolverem seus trabalhos.
Com resultado divulgado pela FAPEMIG, foram 667 propostas recebidas, o que significa um aumento de cerca de 40% na demanda, já que, na edição anterior, foram 479 propostas. Este ano, as propostas aprovadas receberão juntas, cerca de R$ 5 milhões, o maior valor destinado até então.

O Programa Primeiros Projetos (PPP) é uma iniciativa para jovens doutores executada em parceria com o CNPq, visando dar oportunidade ao jovem pesquisador de se iniciar na pesquisa científica, financiando um pacote básico de instalação do pesquisador na sua instituição de origem. Como resultado, o pesquisador ganha experiência e fortalece seu currículo para, posteriormente, competir nos diversos editais da FAPEMIG e também no nível federal.

Ao longo de sua existência, o programa já investiu mais R$ 16 milhões, destinados aos pesquisadores em início de carreira, com doutorado obtido nos últimos cinco anos. O Programa tem atendido, em média, 38% da demanda apresentada e deve continuar sendo oferecido por alguns anos.

A lista de projetos aprovados na edição mais recente do edital conta com docentes da Unifal-MG que apresentaram suas propostas e tiveram seus trabalhos aprovados, dentre eles estão:

Nelson Henrique Teixeira Lemes, professor do Instituto de Ciências Exatas, defendendo seu trabalho ‘Estudo do Efeito da Anisotropia no segundo coeficiente do Virial’.

José Claudinei Ferreira, professor do Intituto de Ciências Exatas, com o trabalho intitulado ‘Operadores Integrais Positivos e Espaços de Hilbert de Reprodução’.

Leonardo Turchi Pacheco, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, com a proposta ‘Homens em Quadra? Um Estudo sobre Masculinidade e Voleibol em Minas Gerais’.

Denismar Alves Nogueira, professor do Instituto de Ciências Exatas, desenvolveu a tese ‘Proposta e Comparação do Desempenho de Testes para Homogeneidade de Variância de Modelos de Classificação One-Way e Two-Way’.

Andrea Cardoso, professora do Instituto de Ciências Exatas, com ‘Conteúdos Didáticos Digitais para Aprendizagem de Funções’.

Thiago Fontelas Rosado Gambi, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, também aprovado com o trabalho ‘Crédito e bancos no Sul de Minas Gerais (1917-27): Reconstituição da História Econômica da Região em sua Transição para o Capitalismo’.

Rodrigo Rocha Cuzinatto, professor do Instituto de Ciência e Tecnologia, defendeu o tema ‘Modelo Unificado para o Fluido Cosmológico’.

Vanessa Bergamin Boralli Marques, professora na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, com o projeto ‘Influência do Diabetes Experimental na Disposição Cinética e Matabolismo de Fármacos Marcadores em Ratos’.

Luiz Felipe Leomil Coelho, professor do Instituto de Ciências Biomédicas, defendendo a tese ‘Avaliação da Produção de Anticorpos Neutralizantes Anti-Dengue Virus 1, 2, 3 e 4 em Camundongos Imunizados com Peptídeos Tetravalentes’.