UFV adere ao Consórcio das Universidades do Sul e do Sudeste de MG

O Conselho Universitário da UFV decidiu, em sua reunião desta quinta-feira, dia 7, credenciar a UFV para aderir ao Consórcio das sete universidades federais sediadas nas regiões sul e sudeste de Minas, uma iniciativa que deverá inovar em vários aspectos nas instituições universitárias no Brasil, com vantagens comparativas que beneficiam a comunidade acadêmica em geral. A reitora da UFV, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, disse considerar a decisão um avanço importante, que possibilita ampliar as ações das universidades, mantendo suas especificidades e preservando a autonomia de cada uma delas.

As discussões sobre o Consórcio, que já conta com recursos de R$ 20 milhões para sua implementação, tiveram início em julho de 2009. Foram realizados, desde então, encontros de trabalho que definiram, dentre outras providências, a criação de seis comissões temáticas: assistência estudantil, extensão e cultura, graduação, pesquisa, planejamento e gestão e pós-graduação.

A coordenação geral, que é rotativa, ficou a cargo da Universidade de Alfenas. A pesquisa deverá ser de responsabilidade da Universidade de Itajubá. Extensão e Cultura será comandada por São João del Rei. Alfenas ficará encarregada pelo setor de Planejamento e Gestão. A área de assistência estudantil é representada pela Universidade de Ouro Preto. Pós-Graduação ficou com a Universidade de Juiz de Fora, e a Universidade Federal de Viçosa ficará responsável pela área de graduação.

A adesão de cada uma das instituições ao Consórcio vem ocorrendo após decisão dos conselhos superiores respectivos e, até o momento, de acordo com o coordenador do Consórcio, reitor Paulo Márcio de Faria Silva, da UFAL, estão concretizadas cinco adesões. A UFOP deverá formalizar a sua ainda neste mês e a UFSJ, em agosto. A gestão do Consórcio será feita por um colegiado formado pelos sete reitores, ficando as ações a cargo de grupos de trabalho, subsidiados por secretarias executivas.

Ao falar das vantagens decorrentes da constituição do Consórcio, a reitora da UFV enumera alguns avanços já definidos, como a criação do Corredor Cultural, integrando as universidades, com a realização de eventos artísticos e culturais sendo promovidos no circuito, compartilhando iniciativas das comunidades nessa área. Outra conquista de significado é a dinamização da mobilidade de estudantes, docentes e funcionários técnico-administrativos, destacando-se a concessão de bolsas para os participantes dos programas de mobilidade acadêmica. Nesse aspecto, a professora Nilda Soares enfatizou os benefícios que poderão ser direcionados para a qualificação dos servidores das instituições, com a abertura de oportunidades para que façam cursos de pós-graduação na área de gestão, utilizando recursos do ensino aberto e a distância.

Crédito: Assessoria de Comunicação UFV