PIBID 2011 da UNIFAL-MG está orçado em mais de 1,8 milhões

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) acontece na UNIFAL-MG desde 2010. Nesta terceira edição do programa, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferece bolsas de R$ 400 para iniciação à docência e capacita acadêmicos de licenciatura através de atividades em salas de aula e na universidade com uma duração de 24 meses.

O evento, realizado nesta segunda-feira (27), no auditório Leão de Faria, contou com a presença dos coordenadores de área, dos representantes das escolas parceiras, dos alunos bolsistas, além do Reitor da UNIFAL-MG, Paulo Márcio de Faria, da pró-reitora de graduação, Lana Ermelinda, da Pró-Reitora de Extensão, Fátima Sant’Anna e da Coordenadora Institucional do PIBID, Helena Felício.

A solenidade marcou o início das atividades PIBID/UNIFAL-MG-2011. O Reitor afirmou que a educação de qualidade no país passa pela formação continuada dos futuros professores e da vivência das atividades que ocorrem na escola básica, e também comentou sobre o acesso a universidade pública “O número de egressos da escola pública básica, para as universidades federais chega próximo de 50% demonstrando avanço no ensino básico.”

A Coordenadora do PIBID apresentou os dados de crescimento do programa que conta hoje com 192 bolsistas e 16 supervisores. O projeto está orçado em mais de 1,8 milhões, entre concessão de bolsas e compra de materiais necessários. Houve também crescimento no número de escolas parceiras que saltou de 4 em 2010 para 8 nesse ano e a participação de todas as seis licenciaturas da UNIFAL-MG, com uma estimativa de benefício para mais de 6500 estudantes. “O programa permite o envolvimento do acadêmico através da ação e atuação do professor, correlacionando as práticas interdisciplinares e as ações compartilhadas entre universidade e escola com o cotidiano escolar - possibilitando benefícios tanto para os universitários, quanto para as escolas parceiras do projeto”, completou Helena.

A palestra da noite ficou por conta da professora da instituição, Luciana Allain, que discursou sobre o tema “PIBID: Desafios e possibilidade no exercício da docência”. Começou traçando um histórico da profissão de professor e foi aprofundando o discurso na questão do PIBID, demonstrando que a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promove a integração entre educação superior e educação básica, garantindo ganhos significativos no processo de aprendizagem.

Mostrou ainda outra vertente que é proporcionar pesquisa aos futuros professores com a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a se tornarem protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.