UNIFAL-MG é classificada entre as 10 faculdades finalistas do SWU Impacto Zero

A UNIFAL-MG está classificada entre as dez faculdades finalistas do SWU Impacto Zero. A classificação para a segunda fase da gincana foi divulgada ontem, dia 19, no programa Fantástico exibido pela rede Globo.

Com o projeto sobre ‘Reciclagem de Termoplásticos para a geração de energia eólica’, os acadêmicos mobilizaram a população alfenense que colaborou com a coleta de lixo reciclável. Ao longo da semana, os universitários criaram estratégias para recolher o máximo de material possível. Bateram de porta em porta, contaram com a força do pessoal da limpeza, criaram pontos de coleta seletiva, conseguiram o apoio da comunidade, fizeram campanha nas ruas e na internet pelas redes sociais.

O projeto traz benefícios para toda a comunidade que terá seu lixo destinado para a reciclagem, através da implantação da coleta seletiva na cidade. Além de transformar Alfenas em exemplo mundial em termos de sustentabilidade do nosso planeta.

Hoje em dia, muitos sabem sobre a reciclagem, mas poucos sabem o que é reciclável. Não adquirem o hábito de separar o lixo, por simplesmente não saberem o que é reaproveitável.

Papelão, garrafas de plástico e de vidro, bitucas de cigarro, eletrodomésticos, computadores, latas, metais, todo tipo de plástico e de alumínio. Tudo que é lixo reciclável contou ponto na Gincana Impacto Zero SWU.

O lixo arrecadado durante a semana foi coletado na manhã deste sábado, dia 18, seguindo as regras da competição. Os universitários tiveram duas horas e meia para encher os caminhões e levar todo o material para as cooperativas parceiras da gincana Impacto Zero. Nos galpões, a próxima tarefa era fazer a triagem, ou seja, a separação do lixo.

Foram 20 equipes espalhadas pelo Brasil trabalhando em prol da sustentabilidade do meio ambiente. Os participantes selecionaram o lixo e foram pra a etapa determinante do processo: a pesagem. O total de peso arrecadado determinou as dez equipes que passaram para a próxima fase, e a Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG é uma das equipes classificadas.

Também foram classificadas:

São Miguel D’Oeste - Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (FUOSC)
Três Corações - Fundação Comunitária Tricordiana de Educação
Alfenas - Universidade Federal de Alfenas
Marília - FATEC - Faculdade Estudante Rafael Almeida Camarinha
Bauru - Universidade do Sagrado Coração
Recife - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Curitiba - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Brasília - Universidade de Brasília
São Paulo - ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
Joinville - Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ/Univille

As dez equipes classificadas para a última fase, terão que se decidir entre dois alunos de cada equipe para participar de um Reality Show de sustentabilidade, exibido pelo Canal Multishow.
No dia 1º de setembro, será anunciada a equipe vencedora que receberá R$ 500 mil do SWU Impacto Zero para desenvolver o seu projeto de sustentabilidade, devendo prestar contas da aplicação desses recursos ao SWU no prazo de nove meses. Os dois finalistas da equipe vencedora também ganharão um curso de empreendedorismo na Babson College, em Massachusetts.