Consórcio universitário - Unifal-MG adere ao Consórcio das Universidades do Sul e Sudeste de Minas

UNIFAL-MG ADERE AO CONSÓRCIO DAS UNIVERSIDADES DO SUL-SUDESTE DE MINAS

O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias aprovou a adesão da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL – MG no Plano de Desenvolvimento Institucional – Consórcio das Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas Gerais – PDIC – 2011-2015.
A reunião do CONSUNI foi realizada no dia 14 de junho e teve o seguinte resultado:
 30 votos favoráveis à adesão,
 01 voto contra
 01 abstenção

Os Conselhos Universitários das universidades federais de Itajubá  e Lavras também decidiram pela adesão ao Consórcio. As outras universidades envolvidas devem se decidir até o dia 20 deste mês. Um grupo com cerca de 60 a 70 pró-reitores, diretores, professores, pesquisadores, técnico-administrativos e alunos das sete universidades mineiras vem participando, desde julho do ano passado da elaboração da proposta para o consórcio que envolve a forma de gestão, o plano de desenvolvimento institucional, constituído pelas principais ações e metas a serem desenvolvidas, além do documento de formalização que tem a formatação de um convênio inter institucional. O grupo de trabalho definiu algumas ações prioritárias, entre as quais se contam um programa de mobilidade de alunos, docentes e servidores técnico-administrativos, um projeto de um corredor cultural entre as sete universidades e a implantação de um Laboratório Internacional de Pesquisa em Bioenergia. O modelo de gestão prevê a existência de um Conselho Diretor cuja presidência será exercida rotativamente por cada um dos reitores das sete universidades envolvidas.
Participaram da elaboração da proposta do Consórcio das Universidades Sul-Sudeste de Minas Gerais: Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de São João Del Rei, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Juiz de Fora e a Universidade Federal de Itajubá.

Fonte: Unifei