Seminário de abertura das atividades do PDI acontece na UNIFAL-MG

A UNIFAL-MG, através de sua Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), deu início ontem (15) ao seminário de abertura das atividades de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2011-2015 e esta atividade está sendo desenvolvida visando o envolvimento da comunidade acadêmica.

O vice-reitor Edmer Silvestre Júnior salientou que o PDI é um marco importante na história da universidade, pois norteará a mesma para uma direção que a comunidade acadêmica deseja estar. “O PDI da UNIFAL-MG está sendo feito da maneira mais transparente e participativa possível e estamos buscando hoje com esse seminário, a participação efetiva na construção do PDI da universidade”, completou Edmer.

O pró-reitor da Proplan, Tomás Dias Sant'Ana, comentou que o evento estava sendo gravado e transmitido simultaneamente para Poços de Caldas e Varginha, além de posterior utilização e visualização pela comunidade acadêmica que não pode estar presente no evento. Tomás disse ainda que é necessário envolvimento e participação para que o feed back seja positivo. “O PDI é um conjunto de ações estratégicas que visa criar missão, valores, visão de futuro e melhorar a relação com o exterior destacando oportunidades e verificando ameaças numa constante avaliação do processo”, completou o pró-reitor.

O pró-reitor adjunto da Proplan, Gabriel Hornink, falou sobre a necessidade do documento para orientar as decisões tomadas pela Universidade ao longo dos próximos cinco anos e cobre todo o espectro de atividades da UNIFAL-MG, desde sua missão, passando pelo projeto pedagógico, programa de desenvolvimento, organização didático-pedagógica e administrativa, infraestrutura e sustentabilidade financeira.

A palestrante da noite, Nancy Almeida, contou a trajetória da UFSCar ressaltando que ela cria condições institucionais para se planejar e pensar os rumos da Universidade. Ela lembrou os 12 meses de trabalho, durante os quais foram realizados seminários e debates que marcaram a construção da proposta do PDI na UFSCar.