UNIFAL-MG oferece 462 vagas para o ingresso no segundo semestre nos campi de Alfenas, Poços e Varginha

Começam hoje 15/06 as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O sistema foi criado pelo Ministério da Educação (Mec) com a finalidade de democratizar a oferta de vagas nas instituições públicas de ensino superior.
O secretário de Ensino Superior do Mec, Luiz Cláudio Costa, afirma que os “pontos críticos” foram melhorados e a expectativa é que o SiSU rode sem problemas. “Hoje, o sistema trabalha com uma segurança muito grande em todos os aspectos. Estivemos fazendo análises e conhecendo cada módulo e etapa. Todos os pontos críticos, possíveis pontos de estrangulamento, foram detectados e estão completamente monitorados e corrigidos”, assegurou Costa à Agência Brasil (EBC).
Os candidatos ao ingresso na educação superior pública no segundo semestre deste ano já podem fazer, pela internet, a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que oferece 26.336 vagas. Segundo o Mec, o número de vagas desta edição supera em 59% o do segundo semestre de 2010, quando 35 instituições ofereceram 16 mil vagas. As vagas estão distribuída em 19 universidades federais, 23 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e quatro universidades estaduais.
Na UNIFAL-MG serão 462 vagas divididas nos campi de Alfenas (180), Poços de Caldas (132) e Varginha (150) nos cursos de Ciências Biológicas (lic.), Farmácia, Odontologia, Química (Bach.), no campus Alfenas, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (matutino e noturno), em Poços de Caldas, e Interdisciplinar em Ciência e Economia (noturno) no campus Varginha.
O secretário disse ainda a EBC que o novo modelo de seleção já está consolidado e que a sociedade reconhece a “justiça” que ele traz. “É um sistema democrático em todos os sentidos. Ele preserva a qualidade que a academia tem que ter, mas tem um aspecto de inserção social muito forte”, defendeu.
Podem participar do processo de seleção candidatos que tenham prestado o Enem 2010. O prazo para inscrição no SiSU vai até as 23h59 do dia 19 de junho. Para se inscrever, o candidato a vaga em uma das 48 instituições de ensino cadastradas no SiSU deve acessar o site do MEC e escolher duas opções de curso, indicando qual é a prioritária. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 de junho (matrícula nos dias 27 e 28/06) e da segunda 02/07 (matrícula 05 e 06/07). Os selecionados para a primeira opção perdem a vaga se não efetuarem a matrícula. Caso o candidato não consiga classificação nas duas primeiras chamadas deverá declarar interesse na lista de espera pela vaga, no SiSU e também no site da UNIFAL-MG, preenchendo o formulário no endereço
www.unifal-mg.edu.br/copeve entre os dias 2 e 7 de julho. A lista de espera do SiSU será composta somente da primeira opção do candidato e será divulgada no dia 11 de julho. A lista de espera da UNIFAL-MG será divulgada no dia 14 de julho e os candidatos convocados deverão efetuar a matrícula no período determinado. Para maiores informações o candidato deve acessar a página da Copeve.

Fonte: Site MEC