Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
A Biotec Inova, empresa júnior de Biotecnologia da UNIFAL–MG, realizou durante os dias 9 e 10 de junho na Câmara Municipal de Alfenas, o “I Workshop de Empreendedorismo”. O evento tem como objetivo discutir os conhecimentos de discentes, docentes e outros interessados no assunto de empreender. O tema hoje em dia é amplamente discutido em todas as esferas de poder e também nas empresas privadas.
O evento contou com palestras ministradas por professores especialistas na área e pela diretoria da Biotec Inova. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor da UNIFAL-MG, Eduardo Gomes, falando sobre os pilares do empreendedorismo, suas características e mostrou que a palavra de ordem no mercado atual é o 'empreendedorismo'. A universidade hoje tem uma preocupação em tornar seu aluno empreendedor e, segundo o docente o Brasil é o país mais empreendedor hoje no mundo.
Gomes mostrou que as características vêm de diversas necessidades ou pela visibilidade diferenciada de uma oportunidade no mercado, algumas pessoas podem iniciar um negócio que garantirá sucesso por toda a vida. Eduardo ainda citou Joseph A. Schumpeter - " O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias." Segundo ele, trata-se simplesmente daquele que localiza e aproveita uma oportunidade de mercado, criando à partir daí um novo e lucrativo.
O financiamento, um dos grandes pilares do empreendedorismo, foi também abordado pelo professor com as possibilidades que o empreendedor tem para desenvolver sua ideia. Os capitais próprios, com fundos de capital de risco, o micro-crédito, as empresas estatais foram algumas alternativas apresentadas por Eduardo.
O workshop seguiu com mais duas palestras ministradas por Magali Benjamim e Fabiano Magalhães sobre como transformar seu laboratório em uma empresa e sobre criação de empresas de base tecnológica. O evento terminou na sexta-feira com mais três palestras que se identificaram com o tema do empreendedorismo.