Discentes da UNIFAL-MG contam com a colaboração dos alfenenses para a 2º etapa do SWU Impacto Zero

Os discentes do 7º período da Faculdade de Biotecnologia deram uma coletiva para os meios de comunicação de Alfenas e região, nesta quinta-feira na sede de Alfenas para relatar sobre a classificação do projeto “Reciclagem de Termoplásticos para a Geração de Energia Eólica” que inclui a Universidade Federal de Alfenas entre as 20 faculdades selecionadas para participar da segunda etapa da SWU Gincana Impacto Zero.
Durante a coletiva de imprensa, os alunos ressaltaram sobre o maior objetivo do projeto que pretende aproveitar o lixo sólido para a geração de energia limpa. A próxima etapa da gincana consiste na conscientização ambiental e coleta seletiva do lixo. Os responsáveis pelo projeto relatam que estão preparados para a segunda fase, e contam também sobre suas participações em trabalhos similares realizados em outros congressos e gincanas.
Dando continuidade a gincana Impacto Zero, os representantes das 20 universidades classificadas terão que fazer um trabalho de conscientização junto à sociedade para que neste sábado, dia 18, seja realizada a coleta e separação do lixo para reciclagem. A organização da gincana ainda não definiu o tempo e perímetro para a atuação dos estudantes de cada uma das 20 universidades envolvidas nesta fase. Contudo é importante que todos em Alfenas estejam alerta para contribuírem com a causa que beneficia tanto os alunos da Universidade quanto a comunidade.
O professor Luciano Tavares da Costa, coordenador do projeto salienta que para esta segunda etapa é essencial a participação de toda a comunidade. “Agora os alfenenses devem vestir a camisa e colaborar com a separação do lixo. Esta gincana é a oportunidade para Alfenas se destacar como exemplo de sustentabilidade no mundo inteiro”, ressaltou ele. No domingo (19) o lixo passará pela triagem e pesagem ao vivo, no Fantástico, a etapa irá escolher dez universidades finalistas que serão anunciadas no mesmo dia. Todo o material reciclável recolhido será entregue para as cooperativas de catadores que contribuíram para a realização da prova. Na sequência, as dez equipes que recolherem a maior quantidade de lixo são classificadas para a última fase, na qual dois alunos de cada equipe participarão de um Reality Show de sustentabilidade, exibido pelo Canal Multishow.
No dia 1º de setembro, será anunciada a equipe vencedora que receberá R$ 500 mil do SWU para desenvolver o seu projeto de sustentabilidade, devendo prestar contas da aplicação desses recursos ao SWU no prazo de nove meses. Os dois finalistas da equipe vencedora também ganharão um curso de empreendedorismo na Babson College, em Massachusetts. Todos os 20 alunos envolvidos no projeto da UNIFAL-MG já garantiram os seus ingressos para a edição de 2011 do Festival SWU.