Servidores da PROGEPE e demais órgãos da Administração Pública Federal do sudeste participam do curso operacional 'Siape Cadastro' na UNIFAL-MG

Está acontecendo, na semana de 06 a 10 de junho, no campus sede da Unifal-MG, o curso de capacitação operacional em "Siape Cadastro", contando com a participação de 26 servidores de órgãos da Administração Pública Federal da região Sudeste do país.

O curso é uma iniciativa da Coordenação Geral de Desenvolvimento de Pessoal da Secretaria de Recursos Humanos-SRH/Ministério do Planejamento-MPOG e em parceria com os seguintes órgãos: Instituto Federal do Sul de Minas, responsável pelo pagamento da Gratificação por Encargo de Cursos e Concursos aos Multiplicadores; Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI, responsável pelo pagamento das diárias e passagens aos Multiplicadores; e Universidade Federal de Alfenas-Unifal-MG, resposável pelo espaço físico e infra-estrutura para a realização do curso. Tal parceria foi definida entre os órgãos durante a "Oficina de Articulação de Demandas de Capacitação Operacional" realizada em março de 2011, em Brasília.

De acordo com o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Unifal-MG, Júlio Barbosa, este é apenas o primeiro de 05 cursos que a Unifal-MG estará sediando durante os meses de junho, julho, agosto e setembro de 2011, sendo todos na área de gestão de pessoas e através do Programa de Multiplicadores da SRH/MPOG. Salienta que "tais ações são de suma importância para a qualidade na prestação dos serviços na Administração Pública".

O Programa de Multiplicadores foi criado em 2008, quando a SRH/MPOG, como responsável pela capacitação de servidores para operar as ferramentas e sistemas de gestão de pessoas do Sistema de Pessoal Civil da União (Sipec), constatou que não tinha técnicos em número suficiente para atender à demanda.

Após dar início à formação de servidores como multiplicadores em todo o país, o programa começou a se consolidar no final do ano passado, com a integração do segundo eixo, a formação de uma rede de multiplicadores, com o objetivo de atuar no treinamento operacional de servidores da Administração Pública, na utilização das ferramentas e sistemas de gestão de pessoas, estabelecendo que cabe aos órgãos da Administração Pública, que possuem demandas de capacitação nos módulos do Programa de Multiplicadores, a viabilização da realização dos cursos. Sendo assim, o Programa torna-se uma realidade na medida em que os órgãos estabelecem parcerias, a fim de compartilhar encargos e responsabilidades.