Mesa-redonda debate sobre a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão

Nesta quarta-feira, dia 01 de junho, a Universidade Federal de Alfenas realizou mais uma mesa-redonda para discutir as implicações sobre a gestão universitária e a ação docente no Ensino Superior. Com o tema ‘A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão’ o corpo docente da Instituição participou de maneira bastante ativa dos debates e palestras.

Composta a mesa para início dos trabalhos do debate, a Professora Maria de Fátima Sant’Anna, pró-reitora de extensão contou a história do surgimento das cidades e o principal papel da Universidade dentro dela. A importância de exercer a cidadania na sociedade e, abrangência que este dever tem dentro da ação de extensão que tem o decisivo papel de promover a superação do isolamento em que os atores sociais são mantidos, pois atua como uma ponte permanente entre a sociedade e a Universidade envolvendo não apenas os universitários, mas atores e públicos com culturas interessantes e nível diferenciado. Desta forma o corpo discente está infiltrado na sociedade, participando dela, pensando nas políticas públicas e valorizando os projetos de extensão universitária criando também uma política de organização.

O desenvolvimento de ações de extensão e de projetos de extensão como o PET e o PROEx que mostram o levantamento dos apoios externos a projetos e programas de extensão auxiliam na inclusão da Universidade dentro da sociedade, ponto que a pró-reitora fez questão de frisar. ‘Cada um tem o seu papel na sociedade, a formação dos alunos será fundamental no futuro do país’, finalizou ela.

Dando continuidade ao debate o Professor do Instituto de Ciências Biomédicas, Thomaz Henrique Araújo citou sobre a valorização dos artigos científicos, atividades legais. A exigência de praticar a pesquisa, ensino e extensão dentro do meio acadêmico, e liberdade que o mesmo oferece aos docentes de escolher entre as atividades, um maior desempenho utilizando essa ferramenta na valorização da democracia das escolhas. Fez uma reflexão sobre os limites e possibilidades da interface entre ensino, pesquisa e extensão na atualidade e de como a pesquisa pode usufruir no tripé dessas ações.

Para finalizar, o Professor Cláudio Viegas Júnior do Instituto de Ciências Exatas contou a história da UNIFAL-MG desde a sua fundação. Em sua apresentação, citou sobre os grupos de pesquisa e situação atual da pós-graduação apresentando um diagnóstico sobre o meio acadêmico. Logo em seguida foi aberto espaço para debate integrando ainda mais os palestrantes aos professores presentes.