Qualificar para desenvolver: As mulheres de Varginha em cena aberta

A Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha/MG, através da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/UNIFAL – MG, em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social, da Prefeitura Municipal de Varginha, convidam as mulheres beneficiadas do Programa Bolsa Família para participarem do Projeto de Capacitação: QUALIFICAR PARA DESENVOLVER: AS MULHERES DE VARGINHA EM CENA ABERTA.

O Projeto tem por objetivo criar uma “porta de saída” do Programa Bolsa Família, por meio de cursos de capacitação, para a geração de trabalho e renda, na perspectiva da economia solidária, permitindo, assim, sua inclusão econômica e social.

O Projeto será dividido em duas etapas e logo na primeira, as mulheres passarão por oficinas de formação, denominadas habilidades básicas, tais como:

• Resgate de Cidadania e Ética;

• Economia Solidária;

• Noções Básicas de Matemática Financeira.

• Formação de preços;

• Estratégias de Comercialização e Venda.

Na segunda etapa da formação, elas participarão de oficinas, denominadas de habilidades específicas, onde terão cursos para aprender técnicas de produção daquilo que decidirem produzir e comercializar.  As mulheres do projeto serão dividas em 2 grupos de 30 pessoas que produzirão aquilo que decidirem. No final desta etapa de formação, essas mulheres, divididas nesses dois grupos estarão capacitadas à formalizar empreendimentos econômicos solidários, que possibilitará a inserção das mesmas no mercado. Este projeto é proveniente do Programa de Extensão Universitária – PROEXT, do Ministério da Educação, Edital 2010, sob a coordenação da Professora Ana Carolina Guerra. As inscrições poderão ser realizadas na Secretaria do Programa PETI, localiza a Avenida Benjamin Constant, 1000 - Bloco I – Sala I, no terminal Rodoviário, ou na UNIFAL, situada a Av. Alfredo Braga Carvalho, 303 – Bairro Industrial JK, nos horários de 8h às 11h e das 13 às 16h, no período de 25 de maio de 2011 a 03 de junho de 2011.

Mais informações pelo telefone:

3690-2737 ou 3214-1761 (Secretaria de Assistência Social)

9147-5260 (Josiane UNIFAL)

9837-5960 (Laís UNIFAL)