Seminário em Ecologia e Tecnologia Ambiental

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, na sala V 310 da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) ‘Tópicos e Seminários em Ecologia e Tecnologia Ambiental’ o seminário com o tema “Estudo de fatores biológicos na regeneração de fragmentos florestais” pelo professor Fábio Francisco da Silva.
A conservação da biodiversidade é um dos temas mais discutidos hoje, o que consequentemente, representa um dos maiores desafios deste final de século, em função do elevado nível de perturbações antrópicas dos ecossistemas naturais que o planeta corre nesse século XXI.
Uma das principais consequências dessas perturbações é a fragmentação de ecossistemas naturais. A maior parte dos remanescentes florestais se encontra na forma de fragmentos florestais.
O seminário buscou discutir a situação para esta crescente constatação de que a maior parte da biodiversidade se encontra hoje localizada em pequenos fragmentos florestais, pouco estudados e historicamente marginalizados pelas iniciativas conservacionistas. A fragmentação introduz uma série de novos fatores na história evolutiva de populações naturais de plantas e animais. Essas mudanças afetam de forma diferenciada os parâmetros demográficos de mortalidade e natalidade de diferentes espécies e, portanto, a estrutura e dinâmica de ecossistemas.