I Jornada de História Regional José Pedro Xavier da Veiga

Versão para impressãoEnviar por email

A I Jornada de História Regional, iniciou-se nesta terça-feira (24), com palestra de abertura no prédio R105. O evento que contou com a presença do Reitor Paulo Márcio para a composição da mesa tem como objetivo debater questões historiográficas e pesquisas históricas em andamento ou recém-concluídas que abordem a região Sul de Minas Gerais. Composto por palestras, mesas redondas e sessões de comunicações coordenadas, o evento está aberto à participação de docentes, discentes e interessados.
O palestrante Marcos Ferreira de Andrade (UFSJ) apresentou trabalhos de alunos, mestrados e doutorados, destacando a importância dos estudos regionais durante a palestra ‘Elites sul-mineiras no Oitocentos: negócios, fortunas e política’ Marcos Ferreira agradeceu a presença de todos, e dos organizadores do evento, desejando sucesso para o curso de História da UNIFAL-MG.
Por se tratar de um evento bienal constante da programação de eventos do curso de História, a Jornada vincula-se também ao Grupo de Pesquisa ‘Laboratório Sul Mineiro de História Regional e Ambiental’ que destaca  a importância dos estudos regionais como contribuição efetiva para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica e para a renovação da historiografia. A I Jornada de História Regional busca novas pesquisas sobre a história econômica do sul de Minas Gerais, História Política e relações de poder, escravidão, demografia, patrimônio e cidades, entre outros temas que serão destacados ao longo da Jornada como o homenageado José Pedro Xavier da Veiga, importante personagem do Sul de Minas oitocentista, filho da vizinha cidade de Campanha. Jornalista, político e historiador, José Pedro Xavier da Veiga é nome fundamental no que se refere ao processo de institucionalização da memória no século XIX.
O evento também é uma oportunidade para que os acadêmicos estudem a sua história e conheçam as suas raízes. “É importante que a Faculdade promova políticas de ação fundamentando os assuntos da história”, mencionou o próprio palestrante.
As pesquisas em História Regional contribuem para uma nova visão historiográfica, ao permitir a incorporação no campo da História de novas pesquisas que, embora voltadas para aspectos regionais procuram compreender os problemas gerais da historiografia. A iniciativa da UNIFAL-MG em desenvolver esse papel só tem a colaborar com a região.   

 

Galeria