Secretário anuncia 20 milhões para atividade do consórcio entre as federais mineiras

Aconteceu no última segunda-feira, dia 23, o 1º Fórum de Integração Universitária, na Universidade Federal de Lavras (Ufla). O evento marcou também o início das atividades do consórcio entre as universidades mineiras (UNIFAL-MG, Ufla, Ufop, Unifei, UFSJ, UFJF e UFV). Na solenidade de abertura o reitor da UNIFAL-MG e coordenador do consórcio das universidades, Paulo Márcio de Faria, participou da mesa de abertura, juntamente com os representantes das consorciadas e o secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa.
Durante aula magna, Luiz Cláudio Costa, salientou a importância da integração das instituições de ensino mineiras objetivando melhores aplicações dos recursos públicos na esfera do ensino superior. O secretário anunciou que o MEC destinará, já em 2012, aproximadamente R$ 20 milhões para viabilizar as atividades do consórcio. Os recursos serão aplicados na formação de um corredor cultural que integre as sete comunidades acadêmicas, ações de mobilidade estudantil e laboratórios de pesquisas. “No lugar da competição, as universidades estão dando um passo rumo à cooperação, o que também significa um caminho da eficiência acadêmica e de gestão de recursos”, destacou Luiz Cláudio.
O coordenador do consórcio apresentou a proposta de plano de desenvolvimento integrado para nortear as atividades do consórcio. O documento consta a formalização da proposta e detalhes de seu funcionamento. De acordo com a proposta o consórcio será formado por conselho gestor, constituído pelos reitores das sete universidades, além de grupos temáticos de diversas áreas, como extensão, pós-graduação, graduação, assistência estudantil e outros temas de interesse comum entre as consorciadas como mobilidade estudantil e laboratórios de pesquisas.
O projeto do consórcio está sendo discutido no âmbito dos conselhos de cada uma das sete participantes e deverá, em breve, ser formalizada oficialmente entre as participantes do projeto. A primeira sede do consórcio deverá ser em Caxambu, onde há um imóvel federal que será transferido para o Consórcio. O dinheiro para a reforma desse imóvel será custeado pelo MEC.

Detalhes do consórcio

O consórcio de universidades mineiras é formados pelas universidades federais de Alfenas (UNIFAL-MG), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras, São João del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV). No total, as instituições têm campi em 17 municípios do sudeste de Minas Gerais e atendem polos de educação a distância em 55 cidades. As universidades reúnem 3,5 mil professores, quatro mil técnicos administrativos, 41 mil alunos de graduação e 5,3 mil de pós-graduação.
Em 260 cursos presenciais, as instituições oferecem 15,6 mil vagas de ingresso anual, além de 111 cursos de mestrado e 59 de doutorado. As universidades são ainda reconhecidas pela qualidade. Na graduação, todas contam com índice geral de cursos (IGC) entre 4 e 5. Na pós-graduação, 15 programas têm nível 5; cinco, nível 6 e dois, nível 7, o mais alto.
A localização geográfica privilegiada, juntamente com a qualidade das universidades, permitem a integração acadêmica nos campos de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de se tornarem mais eficientes e eficazes quanto a utilização racional de recursos, as parcerias para desenvolvimento e troca de tecnologias, atuação em áreas estratégicas e a discussão de soluções para os problemas sociais.

Tags: