XLIII Semana Científica Odontológica

Iniciou-se nesta segunda-feira, dia 23 de maio a 43º Semana Científica Odontológica da UNIFAL-MG “Professor Hélio Milício de Souza”. Com a perspectiva de potencializar a relação ensino, a UNIFAL-MG propõe a realização do evento, que envolverá apresentação de trabalhos de pesquisa desenvolvidos nesta e em outras instituições nos fóruns científicos, e também contará com a participação de congressistas de renome para ministrar cursos e palestras em diversas especialidades com temas atuais relacionados.

Acadêmicos, professores e profissionais do ramo também participaram do evento que contou com a presença do Vice-Reitor, Edmêr Silvestre Pereira Júnior, do Diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Dr. Mânio de Carvalho Tibúrcio, do Presidente da 43º Semana Científica Odontológica, prof. Dr. Rafael Tobias Moretti Neto, do representante discente do 9º período Arildo Nascimento Júnior e o homenageado na solenidade, o Prof. Dr. Hélio Milício de Souza para a composição da mesa. O auditório Dr. Leão de Faria permaneceu lotado durante a abertura, e o envolvimento dos acadêmicos durante o lançamento do evento foi um dos pontos positivos destacados.

A palestra “O Mercado Odontológico na Saúde Suplementar” proferida pela professora Alessandra Maciel Almeida doutora em Saúde Pública e Gestora Provimento da Unimed-Odonto contou toda a história da Odontologia, apresentando razões para a independência da profissão através das novas perspectivas no mercado de trabalho. A palestrante apresentou planos e tabelas, estudos e pesquisas e análise de mercado.

O curso é reconhecido por sua tradição dentro da Universidade e conta com ensino de excelência na formação de profissionais diferenciados, com embasamento sólido e integrados na ciência odontológica em constante atualização. O principal intuito da XLIII Semana Odontológica é informar os acadêmicos dos assuntos mais recentes no campo de ensino e pesquisa, que são de grande valia para a formação e atualização profissional.

O vice-reitor expressou seu carinho pela Faculdade de Odontologia contando sua história desde a fundação e parabenizou a todos os participantes, e aos organizadores pelo empenho em promover um evento dessa importância para a Faculdade. O homenageado, o Professor Hélio Milício de Souza proferiu belas palavras comovendo a todos os presentes que aplaudiram saudosamente. “Senti a velhice somente depois que me aposentei, quando não convivia mais com a juventude na Faculdade. Pois quando estava aqui eu tinha a mesma idade que vocês.” ressaltou o ex-professor da UNIFAL-MG que acompanha todas as notícias da Faculdade e, mesmo aposentado inteira-se dos assuntos da Instituição. O homenageado contribuiu na formação de alunos e atuais professores da Instituição com seus conhecimentos e ensinamentos.

Durante os cinco dias haverá uma intensa programação desenvolvida com atividades de conferência, fóruns e minicursos. De acordo com o coordenador o objetivo principal do evento é apresentar aos participantes o que existe de mais moderno, seja em pesquisa, seja em ensino, buscando sempre a excelência na formação profissional que vem desde o primórdio da criação da Universidade. A Semana Odontológica busca proporcionar aos participantes oportunidades para aperfeiçoar e ampliar seus conhecimentos técnico-científicos em diferentes áreas de formação do odontólogo. A colaboração de professores, pesquisadores e dentistas de grande expressão, reconhecimento e prestígio na comunidade científica nacional participarão ativamente das atividades semanais.