Conferência de saúde de Alfenas acontece na UNIFAL-MG

Aconteceu no último sábado, dia 21, nas dependências da UNIFAL-MG a VI Conferência Municipal de Saúde em Alfenas voltada para a discussão do tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. O evento foi marcado pela presença do reitor da UNIFAL-MG, Paulo Márcio de Faria, do deputado estadual, Pompilio Canavez, do prefeito municipal, Luiz Antônio da Silva, do coordenador de Extensão da Unifenas, Rogério Prado, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Bosco Azevedo e a presidente da comissão organizadora e professora da UNIFAL-MG, Sueli de Carvalho Vilela.

O objetivo central da conferência é a participação da sociedade para escolhas de novas formas de políticas públicas, que possam auxiliar na saúde do município, além da atual condição da saúde na cidade de Alfenas. O evento teve início pela manhã e se desdobrou até o final da tarde.

No ano de 2011 a temática de discussão principal foi “acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS”, particionado em três pontos de relevância que são Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade, a Participação da comunidade e controle social e a Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela saúde e relação público x privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde).

A Conferência de Saúde é uma exigência da Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, e é realizada nas três esferas de Governo: federal, estadual e municipal. A realização do evento em Alfenas é através da parceria entre o Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde com apoio da UNIFAL-MG – Universidade Federal de Alfenas e Unifenas - Universidade José do Rosário Vellano.

No dia 14 de maio aconteceram as pré-conferências simultâneas, das 14:00 às 17:00 horas, em diferentes pontos da zona rural e urbana de Alfenas, onde foram coletadas informações sobre necessidades e também encaminhamento de propostas para solução das diversidades.

O momento de discussão sobre a condição do SUS é de vital importância, pois é, nesse instante que a comunidade é chamada a colocar seus anseios e discutir soluções importantes para a saúde da sociedade com acesso para todos os cidadãos com humanidade de respeito aos usuários do sistema.