Reitor Paulo Márcio participa de homenagem pelos 25 anos de história da FAPEMIG na Assembleia Legislativa

A FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais foi homenageada na noite desta segunda-feira, dia 16 pelos seus 25 anos de dedicação ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. O deputado estadual Dilzon Melo do partido PTB esteve presente na ocasião que aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, onde o Presidente da FAPEMIG, Mário Neto Borges recebeu a placa comemorativa em alusão ao Jubileu de Prata da Fundação, fruto de requerimento do deputado estadual Rômulo Viegas do partido PSDB.

A solenidade abrigou cerca de 200 pessoas que foram prestigiar o evento e contou com a presença do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Superior (Sectes), também estiveram presentes na ocasião, Vicente José Garamano; do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, do subsecretário do Agronegócio da Secretaria de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Baldonedo Arthur Napoleão. Além dos reitores da UFMG, Clélio Campolina Diniz, Helvécio Luiz Reis da UFSJ e Paulo Márcio de Faria e Silva reitor da UNIFAL-MG.

O deputado Rômulo Viegas proferiu palavras de estímulo, ressaltando toda a trajetória de sucesso da FAPEMIG, que converteu desafios e obstáculos em benefício do seu próprio crescimento em seu salto histórico com o financiamento das bolsas de estudo. O deputado também chamou a atenção para o importante papel da FAPEMIG como instrumento de desenvolvimento do Estado, ao ampliar a participação da ciência mineira em redes de pesquisa nacionais e internacionais. “A criação da nova sede e do novo estatuto mostra que este aniversário é apenas o começo dos próximos 25 anos de sucesso da Fundação que tanto trabalha para o bem de todos os mineiros”, ressaltou o deputado.

Mário Neto, presidente da FAPEMIG e um dos maiores ícones da luta contra o preconceito racial nos Estados Unidos comentou sobre a importante atuação do ex-governador Aécio Neves e do atual governador, Antônio Anastasia, pelo cumprimento do dispositivo constitucional que obriga o repasse de 1% da receita orçamentária do Estado para a Instituição. E sobre a relevância do investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação. Agradeceu a homenagem desenvolvida pela Assembleia e pelo reconhecimento de todos sobre a importância de uma instituição como a FAPEMIG para o desenvolvimento equilibrado e sustentável de Minas Gerais.

Em seu depoimento, o deputado Dilzon Melo, recorreu a Monteiro Lobato para comentar a relevância do financiamento à pesquisa: “O escritor dizia que um país se constrói com homens e livros. Digo que hoje, além de homens e livros, um país se constrói com ciência e pesquisa de ponta. O Brasil precisa de educação mais ampla e de melhor qualidade”. Segundo Melo, nos últimos 25 anos desta “nova era”, a FAPEMIG tem se destacado não só pelo investimento em bolsas e projetos de pesquisa, mas, entre outros tantos motivos, por aliar tecnologia ao setor industrial. “Com sua equipe de excelência, a Fundação consolidou seu papel na vida de Minas Gerais. Ao confiar na FAPEMIG, apostamos no desenvolvimento sustentável e com tecnologia limpa. Que os próximos 25 anos sejam ainda mais férteis e promissores”, concluiu.

Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), a FAPEMIG foi criada em 1985. Uma agência de incentiva o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, financia projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores de instituições sediadas em Minas Gerais, promovendo intercâmbio entre cientistas brasileiros e estrangeiros com bolsas em diversos níveis de formação, entre outras atribuições. No ano passado, a Instituição teve o maior orçamento de sua história, R$ 284 milhões. Este ano, reformulada por meio do Decreto 45.536/11, a FAPEMIG ganhou novas gerências, assessorias e departamentos. Com a atual estrutura, a Fundação pretende continuar atendendo à crescente demanda por financiamentos a pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Fonte: Agência Minas