Coordenador do Centro de Estudos Avançados da Unicamp participa de Mesa-redonda na UNIFAL-MG

No dia 17 de maio aconteceu na sala R 105 a abertura do I Ciclo de Estudos do Projeto Institucional  de Desenvolvimento e Formação Docente da UNIFAL-MG. A mesa-redonda abordou questões que estão diretamente ligadas ao tema da “A Identidade Docente no Ensino Superior e a Institucionalização da Universidade no Brasil” e teve a presença como palestrante do Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari, coordenador do Centro de Estudos Avançados da Unicamp e assessor do gabinete do Reitor.

O Professor Funari já teve mais que 400 artigos publicados em mais de 130 revistas científicas estrangeiras e brasileiras, incluindo também a publicação de mais de 70 resenhas de seus livros, além de um vasto currículo. Os professores Celso Ferrarezi Júnior, coordenador do Ciclo de Estudos e Paulo Denisar Fraga, ambos do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, também participaram da mesa e colocaram em pauta assuntos relevantes sobre a temática no contexto da Unifal-MG.

A mesa-redonda organizada pela Pró-Reitoria de Graduação, dentro da programação para 2011 do Projeto de Desennvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente, teve como público alvo os docentes da Unifal-MG. O Professor Pedro Paulo Funari em sua fala abordou os mais diversos problemas vivenciados no interior das instituições universitárias estabelecendo um parâmetro entre a educação no Brasil e a educação nos Estados Unidos, Europa e Inglaterra e suas relações como os sistemas de ensino superior, médio e fundamental. No debate os participantes realizaram uma abordagem histórica e filosófica, em que analisaram e refletiram sobre as relações que se estabeleceram, ao longo da história, entre as áreas de conhecimentos humanísticos clássicos e as ciências exatas e naturais, dando ênfase para o que se desenvolveu nos meios acadêmicos dos demais países, na história da ciência e nos aspectos político-sociais que influenciaram o desenvolvimento tardio do acesso a educação em nosso pais.

Ao final, ressaltou-se a importância da realização de eventos como este e do reconhecimento de que as universidades e as “ideias” que se tem sobre elas mudam e por esta razão torna-se necessário estar constantemente refletindo sobre essa temática. Após a mesa-redonda houve espaço para perguntas e discussão sobre a História da educação superior do Brasil e sua relação com a construção da identidade dos professores que atuam no ensino superior como docentes e como pesquisadores.

A programação do Ciclo de Estudos continua dia 24/05/2011, às 14:00h, na sala O-306 tem previsão de término somente em julho, oferece oportunidades diversas para os docentes participarem, discutindo temas atuais de interesse dos que atuam na área.