Catálogo que reúne acervos históricos de Alfenas é lançado na UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email

Obra foi organizada pelo professor da Universidade, Alisson Eugênio

Sra. Ana Maria de Souza do Arquivo Público Mineiro e Prof. Alisson Eugênio, organizador da obra lançada

Documentos manuscritos produzidos pelo Executivo e Legislativo municipais de Alfenas, entre 1860 e 1982, estão reunidos na obra organizada pelo professor do curso de História da UNIFAL-MG, Alisson Eugênio, que foi lançada na quinta-feira, 30/01, pela Instituição, no auditório Dr. João Leão de Faria.

O catálogo “Fontes para o Estudo da História de Alfenas” é resultado de um projeto de extensão desenvolvido por alunos da Universidade, sob a coordenação do professor, entre os anos de 2010 e 2012.

Durante o lançamento, que contou com a presença da pró-reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna e da diretora da Divisão de Acervos Permanentes do Arquivo Público Mineiro, Sra. Ana Maria de Souza, conferencista da noite, Prof. Alisson relatou: “Foi um trabalho difícil, demorado, mas que houve um interesse enorme dos alunos em trabalhar, organizar, aprender e colocar em prática o que viram no curso de extensão que fizemos.”

Na oportunidade, Profa. Fátima relembrou como se deu a publicação do livro, com o professor procurando o apoio administrativo da Pró-Reitoria de Extensão, a fim de conseguir organizar o material cedido pela Prefeitura e Câmara de Alfenas.

Enfatizando a importância de conservar o patrimônio, a pró-reitora falou sobre o porquê da preservação, citando a definição propagada no curso de Gestão Cultural a distância, oferecido pelo Ministério da Cultura: “A preservação dos elementos constitutivos da memória dos diferentes grupos humanos é condição para a construção e para a consciência de suas identidades, compreendidas e formuladas de maneira autônoma. Grupos ou indivíduos que perdem a memória do que foram ou fizeram, perdem suas identidades e, nesse processo, tornam-se reféns daqueles grupos ou indivíduos que detêm a memória.”

Prof. Alisson fez questão de agradecer aos alunos do curso de História que participaram da organização do catálogo. “Eu não sei como agradecer, porque foi uma troca de experiência de vida e profissional fantástica e acho que todos ganharam com isso ,e vocês, deram uma contribuição gigantesca para gente começar a promover o conhecimento historiográfico aqui em Alfenas”, ressaltou.

O organizador também anunciou que a Universidade está construindo um centro de documentação histórica, que além de arquivar documentos do município, também irá instituir o acervo institucional para arquivar material sobre a EFOA e UNIFAL-MG. "Além do resgate da memória local, a importância disso é a contribuição para a construção de identidades no munícipio e na região”, afirmou o professor, que falou sobre a pretensão de estabelecer parcerias com as escolas da cidade para promover mais o conhecimento histórico de Alfenas e da Universidade.

Segundo Prof. Alisson, este acervo disponibilizado pelo centro de documentação fomentará ainda, o desenvolvimento de projetos de pesquisa na UNIFAL-MG.

Após a apresentação do livro, a convidada, Sra. Ana Maria, ministrou palestra sobre a organização de Acervos Permanentes do Arquivo Público Mineiro, compartilhando a experiência adquirida com os arquivos encaminhados ao departamento, por familiares de personalidades do Estado e demais pessoas que contribuíram para a construção de Minas Gerais, comentando sobre como são diferenciados e catalogados os acervos públicos e privados.

Concluindo a explanação, em nome do Arquivo Público Mineiro, a conferencista destacou a contribuição do trabalho de organização dos arquivos públicos nos municípios, sinalizando a possibilidade de parceria com a UNIFAL-MG. “O APM se congratula com a Universidade Federal de Alfenas pela relevância do trabalho de organização e preservação dos acervos da Prefeitura e Câmara Municipal de Alfenas. Dentro dos objetivos da política estadual de arquivos, o Arquivo Público Mineiro vislumbra uma parceria com a UNIFAL, no sentido de desenvolver projetos ou trabalhos de incentivo e apoio técnico aos municípios no entorno de Alfenas, na tarefa de criação e manutenção de arquivos públicos municipais”, declarou.

A documentação histórica manuscrita de Alfenas

Segundo Prof. Alisson, o material será útil para os alunos da Universidade e também para os professores da rede de ensino básico e médio do município. “A documentação que ele reúne poderá servir de ‘laboratório’ para capacitação de alunos dos cursos de História e Ciências Sociais da UNIFAL-MG; para aprenderem a interpretar a história na fonte primária, o que poderá estimular o interesse deles em pesquisar temas históricos e sociais da cidade. Também criará condições para que os professores da rede de ensino básico e médio de Alfenas possam ser treinados para ler a documentação histórica manuscrita e levá-la para sala de aula”, comenta.

Abrangendo 120 anos de história de Alfenas, o acervo reúne informações burocráticas correntes, sobretudo as de caráter contábil, dados eleitorais registrados nas Atas de eleições e Listas de eleitores, e também, dados econômicos registrados nos arrolamentos de contribuintes que pagavam impostos relativos, por exemplo, à “indústria e profissões”, de comerciantes do antigo mercado municipal e dos pecuaristas que abatiam seu gado no matadouro municipal.

Ao comentar sobre o principal objetivo da pesquisa, Prof. Alisson ressalta: “Contribuir para a promoção de estudos sobre a formação histórica de Alfenas, sobre aspectos da vida de seus habitantes e sobre atividades dos seus poderes Executivo e Legislativo”, enfatiza.

 O catálogo está disponível para consulta na Biblioteca da UNIFAL-MG. Historiadores e professores que se interessarem em adquirir um exemplar, devem procurar a Pró-Reitoria de Extensão - Prédio L (ao lado da guarita de saída da sede da Universidade) ou entrar em contato pelo fone 3299-1279.

Galeria

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG