Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
No dia 22 de maio de 2014, às 19 horas, nas dependências do Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuerra em São Paulo, será lançado o livro "Barganhando sobrevivências - Os trabalhadores da expedição de Henrique de Carvalho à Lunda 1884-1888" da Professora Elaine Ribeiro.
O livro contribui de forma inovadora para a investigação da história dos trabalhadores em Angola. Atenta à historicidade das políticas portuguesas de controle de mão de obra africana, sobretudo a partir da abolição do tráfico transatlântico de escravizados, a autora desloca o foco da análise dos debates políticos e legislativos e dos empreendimentos de recrutamento forçado para o cotidiano de alguns trabalhadores centro-africanos. Esse deslocamento acaba por revelar tensões, resistências e negociações numa complexa e longa história de dependência dos europeus em relação aos africanos, demonstrando ainda a impossibilidade de reduzir os sujeitos deste cenário aos binômios conquistador/ conquistado ou colonizador/ colonizado.
A dependência dos estrangeiros em relação ao trabalho dos carregadores, guias, caçadores e intérpretes africanos data dos tempos do tráfico e da escravização e remete a complexos mecanismos de poder que envolveram tanto a administração portuguesa quanto as próprias elites africanas. A expedição comandada pelo militar português Henrique Augusto Dias de Carvalho a Mussumba, centro politico de Lunda, entre os anos de 1884 e 1888, arregimentou e traiu diferentes grupos de trabalhadores africano. A pesquisa de Elaine busca alcançar a as histórias de vida desses homens, partindo do pressuposto de que ocuparam o papel fundamental e, enquanto tal e como podiam, iam “barganhando sobrevivências”.
A Professora Elaine Ribeiro da Silva dos Santos é bacharel e licenciada em História pela USP. Na mesma instituição, em 2010, titulou-se mestre em História Social. Atualmente é professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, atuando nas áreas de ensino e pesquisa de História da África. Doutora do Departamento de História da USP, investiga as caravanas do comércio de longa-distância da Africa centro-ocidental, século XIX.
Informações: Elaine Ribeiro - Professora do ICHL, UNIFAL-MG