Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
O auditório Dr. João Leão de Faria se transformou em sala de cinema para receber um público muito especial de crianças e adolescentes de Alfenas, na quarta-feira, 11/06.
A atividade, inserida no projeto de extensão “Cineclube UNIFAL-MG - como um espaço de extensão, cultura e cidadania”, na linha de ação “A Escola vai ao Cinema”, contou com exibições de filmes de curta-metragem de animação Pixar – Short Films, e em seguida, com microdebates entre os convidados vindos do Centro Vocacional Tecnológico – CVT da Prefeitura Municipal e também da Associação Beneficente Cáritas, do município.
Segundo o coordenador do projeto extensionista, Prof. Italo Oscar Riccardi León, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, o Cineclube tem várias frentes de desenvolvimento, e uma delas é atuar também em projetos sociais de Alfenas, nos quais estão inseridos acadêmicos da Instituição. “Chamamos isso de atividade de inclusão e o cinema tem isso: a extraordinária capacidade de poder congregar esses grupos”, explicou.
O Cineclube é coordenado pelos professores Italo e Wellington Ferreira Lima, com o apoio de outros docentes da Universidade, como Prof. Ronaldo Auad Moreira e Profa. Geovânia Lúcia dos Santos, tendo ainda a participação, dos alunos monitores do curso de Letras, Moisés Romão e Leandro de Souza.
Prof. Italo conta que visando atender a finalidade do projeto de desenvolver o princípio universal de formação integral do cidadão, a coordenação selecionou 13 curtas-metragens para essa sessão especial. “A ideia é que através do objetivo maior do projeto, o cinema possibilite fazer leitura audiovisual, fazer com que esses grupos possam expressar oralmente, recontar as histórias e aprender com as mensagens que são educativas, e expressam valores sobre sociabilidade, comportamento, autoestima”, comentou.
O professor destaca como um fator interessante da atividade proposta, o fato de algumas crianças e adolescentes dos projetos sociais de Alfenas ainda não terem tido a oportunidade de ir ao cinema. E foi justamente a possibilidade de assistir a um filme no espaço que oferece recursos de projeção e som, como o auditório da UNIFAL-MG, que deixou Francisco Souza Alves de seis anos, cheio de expectativas. “Quero ver desenho”, disse o aluno do CVT, que nunca havia assistido a uma exibição em um telão antes.
Acesse outras informações sobre o Cineclube UNIFAL-MG, no Facebook: https://www.facebook.com/CineclubeUnifal?fref=ts