Produções científicas de alunos e pesquisadores da UNIFAL-MG ganham destaque em revistas internacionais

Versão para impressãoEnviar por email
Publicações estão relacionadas a estudos sobre o tratamento da doença de Alzheimer

Dois artigos desenvolvidos por discentes de mestrado e doutorado, vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Química e Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, bem como por pesquisadores e alunos de Iniciação Científica, foram publicados recentemente, em revistas de relevante impacto científico internacional.

O primeiro trabalho, intitulado “Multi-Target Directed Drugs: A Modern Approach for Design of New Drugs for the treatment of Alzheimer's Disease”, foi publicado na revista Current Neuropharmacology. Desenvolvido pela aluna Kris Simone Tranches do Programa de Pós-Graduação em Química e pelo professor e pesquisador do Instituto de Química da UNIFAL-MG, Claudio Viegas Junior, o estudo aborda um desenho de novos fármacos para o tratamento da doença de Alzheimer.

A segunda publicação, denominada “Donepezil: an important prototype to the design of new drugs candidates for Alzheimer's disease”, ganhou destaque na revista Mini-Reviews in Medicinal Chemistry. O trabalho foi desenvolvido por um grupo de alunos e pesquisadores vinculados ao Instituto de Química e à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade. Participam deste grupo: Maria Cecília Rodrigues Simões, Flávia Pereira Dias Viegas, Marcella Soares Moreira, Matheus de Freitas Silva, Mariana Máximo Riquiel, Patrícia Mattos da Rosa, Maísa Rosa Castellini, Marcelo Henrique dos Santos, Marisi Gomes Soares e Claudio Viegas Jr. O artigo publicado é resultado da pesquisa sobre os principais atributos estruturais e farmacológicos que fizeram do Donepezil, um protótipo importante para o tratamento da doença de Alzheimer.

De acordo com o Prof. Claudio Viegas, a doença de Alzheimer é reconhecida pela comunidade científica como um dos grandes desafios atuais, em um momento em que a longevidade avança, juntamente com a incidência desta doença severa, que é altamente incapacitante, de enorme custo socioeconômico e incurável até os dias de hoje. “As doenças neurodegenerativas estão dentre as maiores causas de incapacidade e mortalidade atualmente, ocupando um papel de destaque dentre os Químicos Medicinais, seja na academia ou na indústria farmacêuticas”, explica.

Falando sobre a importância dos estudos desenvolvidos nesta área na UNIFAL-MG e das publicações dos mesmos para os envolvidos e também para a Universidade, o pesquisador ressaltou: "Estas publicações são mais alguns importantes resultados da experiência que o nosso grupo de pesquisa vem acumulando nos últimos anos, trabalhando na síntese e avaliação de novos candidatos a fármacos contra a doença de Alzheimer. Neste período, vários projetos vêm sendo desenvolvidos, com auxílio da FAPEMIG, INCT-INOFAR, e CNPq, além de bolsas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG e da CAPES. A participação de discentes da graduação é outro fator relevante, fruto de uma filosofia de trabalho científico de qualidade e que busca inserir e capacitar os estudantes na prática científica, onde a produção de artigos é uma obrigação e uma forma de resposta ao investimento e ao apoio com recursos públicos à pesquisa. Creio que este tipo de produção serve ainda para o fortalecimento e para a visibilidade da UNIFAL-MG e dos Programas de Pós-Graduação no cenário científico nacional e, sobretudo, internacional.”