Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Parte dos integrantes do projeto
Alunos e profissionais da área de saúde terão a oportunidade de participar do I Seminário do Observatório de Gestão Hospitalar – Formação de Pessoas e alcance de Acreditação Hospitalar, que será promovido pela UNIFAL-MG, no auditório Dr. João Leão de Faria, no dia 11/07.
Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social da Instituição, a coordenadora do evento, Profa. Maria Regina Martinez da Escola de Enfermagem, explicou que a proposta do seminário é proporcionar a troca de experiências na prática de gestão hospitalar, sobretudo, entre aqueles que fazem parte do projeto de extensão da UNIFAL-MG, “Observatório de Gestão Hospitalar”.
De acordo com Profa. Maria Regina, o projeto envolve cerca de 40 pessoas, entre alunos, professores e servidores técnico-administrativos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Administração Pública da Universidade, bem como profissionais dos hospitais parceiros - IMESA de Alfenas, Hospital Varginha (IMESA) e Santa Casa de Alfenas - na formação e produção de conhecimentos e serviços em Gestão Hospitalar.
O projeto nasceu da prática da disciplina de Administração em Enfermagem III, que há cerca de três anos, vem sendo desenvolvida no IMESA, possibilitando aos alunos exercitar o que é ser coordenador de serviço em enfermagem. “O estudante se distancia um pouco da prática assistencial e fica mais focado na prática administrativa, porém, uma administração de um nível de complexidade maior”, enfatiza a coordenadora.
Os grupos interdisciplinares que participam do Observatório de Gestão Hospitalar são responsáveis pela realização de atividades que resultam em avaliação e elaboração de relatórios técnicos, com apresentação de propostas de melhorias para os hospitais. “Trabalhamos com a linha de gestão de projetos. São montadas equipes de acordo com a demanda. Ao término de cada projeto, a equipe se desfaz e pode-se alocar em outras equipes, dependendo do desejo do aluno e dos facilitadores”, explica, esclarecendo que as equipes são lideradas pelos próprios alunos mais experientes na área, com o apoio dos professores e profissionais no suporte técnico, também chamados de “facilitadores”.
Segundo a coordenadora, entre as atividades, destacam-se aquelas voltadas para as áreas de gestão de pessoas e gestão de qualidade, as quais contribuíram para que o IMESA alcançasse a certificação de qualidade dos hospitais, “Acreditação Hospitalar Nível 1”, concedida pela Organização Nacional de Acreditação – ONA. “Nós participamos bastante desse processo nas nossas práticas, quando fazíamos mapeamentos relacionados à estrutura física, à parte de segurança, à legislação, uma aluna de mestrado fez a readequação da Central de Material e Esterilização no hospital e, isso tudo, deu suporte para que o IMESA obtivesse a Acreditação Nível 1”, conta.
Profa. Maria Regina salienta que o objetivo do Observatório é se tornar uma referência em estudo, pesquisa, formação técnico-profissional e assessoria em Gestão Hospitalar para as instituições da região do Sul de Minas, a fim de enriquecer as parcerias e contribuir para que os hospitais obtenham certificados da qualidade de serviços.
Para a professora, o evento que será realizado no dia 11/07, será mais uma oportunidade de apresentar os resultados do trabalho que o grupo extensionista da UNIFAL-MG desenvolveu no IMESA, neste primeiro semestre de 2014, além de uma nova perspectiva de atuação aos profissionais de saúde em formação. “O impacto do evento para profissionais em formação é esse olhar para a gestão hospitalar, em um momento em que o mercado, principalmente, o de enfermagem, está bastante desfavorável. Pretendemos qualificar os alunos apresentando uma oportunidade a mais de inserção no mercado de trabalho”, disse.
A coordenadora avalia que o trabalho realizado pelos integrantes do Observatório de Gestão Hospitalar repercutirá diretamente ao usuário final, uma vez que a qualidade de serviço de saúde é ampliada com a intervenção dos alunos e perícia técnica das equipes.
Interessados em participar do seminário, podem se inscrever até o dia 10/07, pelo Sistema de Controle de Ações de Extensão, no endereço: https://www.unifal-mg.edu.br/caex/inscricoes/
Confira a programação: