Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Um grupo de professores liderado pela professora Fátima Sarkis, presidente da Comissão para Avaliação da Viabilidade e Elaboração do Projeto do Curso de Engenharia de Petróleo da UNIFAL-MG, do campus Poços de Caldas, visitou o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ), no dia 25/08.
A visita teve como objetivo conhecer a infraestrutura e funcionamento do curso de Engenharia de Petróleo da COPPE/UFRJ, que atualmente, além de ser referência na área, é o mais concorrido da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Na oportunidade, os docentes participaram de reuniões com o coordenador do curso, professor Paulo Couto, para discutir a proposta de dinâmica curricular, com inserção no modelo de Bacharelado Interdisciplinar e alinhar a proposta do curso da UNIFAL-MG aos cursos da UFRJ e outros do país, de suma importância para permitir a mobilidade acadêmica.
A comissão é composta pelos professores Fátima Sarkis, Matheus Ancelmi, Eduardo Aguilar, Tatiana MacLeod, Cássius de Melo, Osvail Quaglio, Iraí Santos, Alfeu Ramos e Izabella Carneiro, que vêm trabalhando na elaboração da proposta desde outubro de 2013, cujos trabalhos encontram-se em fase de finalização.
A proposta de implantação do curso de Engenharia de Petróleo foi apresentada pela presidente da Comissão em 2013, após reuniões com setores – que apresentaram forte demanda nessa área – e apoio de outras instituições. De acordo com a Profa. Fátima, a UNIFAL-MG apresenta grande potencial para atender às demandas do setor de óleo e gás, pois conta com quadro de docentes experientes em Pesquisa e Desenvolvimento.
"O grande desafio da UNIFAL-MG é implantar este curso no interior do Brasil, visto que todos os cursos são oferecidos em instituições localizadas no litoral, próximos às bacias petrolíferas e às empresas do setor de óleo e gás. Entretanto, Poços de Caldas localiza-se próxima à Refinaria de Paulínia e à bacia de Santos, uma das maiores bacias produtoras do país", destaca a professora, ressaltando que este seria o primeiro curso na área para o Estado de Minas Gerais.
Informações e foto: Maria de Fátima Rodrigues Sarkis, vice-diretora do Campus Avançado de Poços de Caldas da UNIFAL-MG, presidente da Comissão para Avaliação da Viabilidade e Elaboração do Projeto do Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade