Prêmio VIVALEITURA reconhece melhores experiências de promoção da leitura

Versão para impressãoEnviar por email
Podem concorrer práticas continuadas de leitura desenvolvidas por IES

Depois do Ano Ibero-americano da Leitura comemorado em 2005, foi criado o Prêmio VIVALEITURA, com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), do Ministério da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana. O Prêmio VIVALEITURA, integra as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

São premiados trabalhos nas seguintes categorias:

1) "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias";

2) "Escolas Públicas e Privadas";

3) “Promotor de leitura (pessoa física);

4) "ONGs,universidades/faculdades e instituições sociais", que desenvolvam trabalhos na área de leitura.

Em cada categoria, os vencedores recebem um prêmio no valor de R$ 25 mil.

Na categoria 4 - Sociedade, há a distinção da Menção Honrosa a ser atribuída a projetos com foco no tema que desenvolvam projetos ou programas de apoio, promoção, formação ou patrocínio voltados para a leitura na temática indígena. O projeto que se destacar por sua abrangência, permanência confirmada e alta relevância será considerado merecedor da Menção Honrosa.

Segundo o regulamento do prêmio, a experiência deve ser descrita em até seis páginas, em letra corpo 12, e apresentar um roteiro de quatro itens: justificativa, objetivos, metodologia e avaliação.

As inscrições são gratuitas e terminam no dia 21/11.

Mais informações sobre o prêmio no Regulamento da edição de 2014.
O roteiro da inscrição e as orientações estão na página do VIVALEITURA na internet.