Atividades de campo do projeto “Arqueologia: uma atividade muito divertida”

Versão para impressãoEnviar por email
Alunos realizaram escavações, datação e relatório do material encontrado

Alunos do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Histórica Ibérica (PPGHI) da UNIFAL-MG realizaram nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20/11, atividades do projeto intitulado “Arqueologia: uma atividade muito divertida”, com a Associação Beneficente Cáritas de Alfenas.

O projeto, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é desenvolvido pela UNIFAL-MG, em parceria com o Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP) da Unicamp e com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A proposta é promover o diálogo entre a Arqueologia Pública e a Divulgação Científica, de modo a atingir especialmente o público infantil.

Esta semana os alunos realizaram trabalho de campo, com escavações, datação, relatório do material encontrado

"Mais importante foi ver a alegria nos olhos desses jovens estudantes qdo encontravam algum objeto. Creio que foi a primeira vez, esse trabalho arqueológico foi realizado em Alfenas. Usamos próprio terreno da Cáritas, como sítio arqueológico artificial. Nossa ideia é continuar com os trabalhos em fevereiro, ampliando para toda região".

"Nossos alunos do Curso de HIstória e do PPGHI estão de parabéns pelo ótimo trabalho, profissionalismo e dedicação. Tivemos até ex-alunos, hoje professores atuando no projeto e palestras".

Galeria de fotos

Informações e fotos: Claudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG