Pesquisadora da Universidade participa de Congresso Internacional em Cuba

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No evento, professora da Pedagogia apresentou estudo sobre formações de educadores
Profa. Ana Cristina Abreu em visita às escolas cubanas

A UNIFAL-MG foi representada no Congresso Internacional de Pedagogia, sediado na Cidade de Havana em Cuba, entre os dias 26 e 30/01, oportunidade em que a professora do curso de Pedagogia, Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, apresentou pesquisa voltada para narrativas nas formações de educadores.

De acordo com a Profa. Ana Cristina, o Ministério da Educação de Cuba convidou a pesquisadora para apresentar o trabalho intitulado “Narrativas nas formações de educadores uma metodologia a favor de práticas transformadoras”, que contou com a participação da professora Célia Weigert, também do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, e da discente Gabriela Abreu, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Os trabalhos apresentados derivam de estudos com ações de formação de professores estabelecidas no âmbito da Universidade Pública Federal Brasileira, com alunos e alunas das licenciaturas em cursos responsáveis por formar futuros professores. “O objetivo do projeto foi oportunizar, por meio de narrativas, reflexões sobre a prática de professores em exercício que foram observados durante os estágios supervisionados”, explica.

De cunho qualitativo, a pesquisa foi realizada por meio de análise das narrativas que foram desenvolvidas durante o processo de estágio dos alunos e das alunas. “Três pesquisadoras fizeram parte destas análises com o objetivo de categorizar questões relacionadas à prática da docência”, comenta a professora.

Relacionando a formação de professores e a qualidade da educação pública brasileira, a pesquisadora acrescentou: “Reconhecemos a importância e a relação direta que a formação de professores tem junto à qualidade da educação pública brasileira e as tratamos a partir de um referencial teórico que se estabeleça a partir de um conceito de formação como prática reflexiva e emancipatória”.

Para Profa. Ana Cristina, as sugestões sobre a formação de professores que decorrem das análises das narrativas do processo de estágio, evidenciam uma metodologia que contribui diretamente para a construção de identidades docentes que se pautam em práticas reflexivas para o fortalecimento da qualidade da educação pública.
 
Ministra da Educação de Cuba, Dra. Ena Elsa Velázquez Cobiella, e professora Ana Cristina
 

Informações e fotos: Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG