Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
A professora da Escola de Enfermagem, Soraia Matilde Marques, colaborou para a produção do livro "Atenção Primária em Saúde: Diagnósticos, Resultados e Intervenções de Enfermagem", organizado pelas pesquisadoras em Enfermagem, Marcia Regina Cubas e Maria Miriam Lima da Nóbrega.
A obra detalha o método de construção dos subconjuntos e permite que o profissional de enfermagem conheça e elabore os subconjuntos de diagnósticos voltados para a atenção primária.
O objetivo da publicação é apoiar e melhorar a prática clínica, as tomadas de decisão e formação do enfermeiro, bem como aumentar a segurança do trabalho por meio da sistematização frente ao usuário, à família e comunidade; aposta na comunicação eficiente e sem ambiguidade entre profissionais e organizações diversas, que suportem cuidados de saúde integrados e com qualidade.
De acordo com release divulgado pela editora Elsevier, estudos mostram que 40% da carga horária dos estágios em enfermagem no Brasil são direcionados à atenção primária – estratégia de assistência aos indivíduos e às comunidades de forma regionalizada, sistematizada e contínua, com ações preventivas e curativas. Boa parte dos profissionais formados também é absorvida pelas unidades de atenção primária do país. Assim sendo, é indispensável que se dominem subconjuntos de diagnósticos de enfermagem da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), criada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN). Eles permitem uma linguagem científica e unificada em qualquer unidade de saúde, de qualquer parte do mundo.
Diferentemente dos demais sistemas de classificação que são voltados para o sistema hospitalar, a obra contribui para desenvolver o pensamento clínico na atenção primária, e não apenas para a realização do procedimento. Portanto, é indicado para profissionais que atuam ou desejam trabalhar em saúde pública, e também para o aprendizado nas disciplinas de Saúde Coletiva e Saúde da Família, além de todas as demais disciplinas do período complementar da graduação – uma vez que direciona para grupos específicos e de interesse de atendimento, como o atendimento infantil por exemplo.
A publicação conta com 15 colaboradores de várias instituições de ensino do país.
Com informações da Assessoria de Imprensa da editora Elsevier