Trabalho desenvolvido com livro de professores da UNIFAL-MG é destaque no MEC

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"Produzir Textos na Educação Básica" é utilizado em projeto do Instituto de Rondônia

No início do ano, os professores do curso de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Celso Ferrarezi Jr. e Robson Santos de Carvalho, lançaram, pela Editora Parábola, o livro "Produzir Textos na Educação Básica: o que SABer, como fazer".

A partir de então, uma série de trabalhos vêm sendo realizados com base no livro, por diversas escolas do país, ganhando recentemente, inclusive, destaque na página principal do Portal do Ministério da Educação (MEC), na terça-feira, 11/08.

Assinada por Fátima Schenini do Jornal do Professor, a reportagem repercutida na página do MEC fala sobre um projeto de apoio à prática da escrita desenvolvido pelo campus de Cacoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). De acordo com a notícia, o projeto conta com práticas de leitura e análise da obra dos docentes da UNIFAL-MG.

O livro, escrito pelos professores Ferrarezi e Robson, objetiva fornecer aos professores um método eficaz para o ensino da redação no Brasil, diferentemente da maioria dos manuais. "Fornecemos um passo a passo para o professor ensinar o que é preciso para que seus alunos aprendam de fato a escrever. São atividades sugeridas desde a fase da alfabetização até o final do ensino médio. A grande novidade desse livro está no fato de que as atividades propostas foram aplicadas pelos autores nas salas de aula em que eles trabalharam ao longo da carreira docente: escolas públicas, particulares, de centro e de periferia, de diversas regiões do país, da capital e do interior", explicam os autores.

Comentando sobre a repercussão do trabalho, Prof. Robson ressaltou: "Acreditamos ser muito importante contribuir para a melhoria da qualidade da educação deste país, especialmente a pública e gratuita! Por isso nos dedicamos à formação de professores".

Abaixo, confira na íntegra a reportagem que ganhou destaque na página do MEC.

Instituto Federal tem projeto de apoio à prática da escrita

Levar os estudantes a uma compreensão melhor do processo de aprendizagem da escrita e proporcionar experiência mais agradável e produtiva em relação ao ato de escrever é o objetivo do 1º Simpósio sobre Práticas Discursivas na Amazônia, promovido pelo campus de Cacoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), esta semana.

O evento, que tem como tema o Texto como Prática Social, será realizado até sábado, 15. O simpósio faz parte do projeto Língua, Linguagem e Literatura, desenvolvido desde 2013 pelo professor Sérgio Nunes de Jesus. Criado para atender estudantes do próprio campus, o projeto foi ampliado em 2014 e passou a abranger outras instituições de ensino da região interessadas em ajudar alunos com dificuldades no processo textual.

Com duração de um ano letivo, o projeto desenvolve o processo interdisciplinar do texto em diferentes situações na educação básica, de forma a conciliar os conhecimentos e as práticas dos estudantes. “As principais atividades consistem na leitura de obras literárias como suporte ideológico, social e, ao mesmo tempo, cultural, na prática da produção escrita do texto científico, produzido após análises com apresentações em formato de banners”, explica o professor. Também ocorrem práticas de leitura e análise do livro-texto Produzir Texto na Educação Básica, de Celso Ferrarezi Júnior e Robson Santos de Carvalho, quando são usadas técnicas do ato de redigir e escrever como prática metodológica.

Segundo o professor, inúmeros alunos foram beneficiados nesses três anos de realização do projeto, não só com aprovação em vestibulares, mas com o reconhecimento social. Há 21 anos no magistério, Sérgio dá aulas de língua portuguesa, literatura e produção de textos em turmas dos cursos técnicos em agropecuária e em agroecologia e de metodologia do trabalho científico, no curso de licenciatura em matemática. Com licenciatura em letras (inglês–português), ele tem mestrado em linguística e doutorado em educação.

Concurso — No campus do instituto em Colorado do Oeste é desenvolvido este ano o projeto Poder da Palavra, com professores das redes municipal, estadual e particular de ensino do município. Criado pelo professor Moisés José Souza, visa a discutir e fomentar iniciativas que respaldem o trabalho com as práticas discursivas. “Em sala de aula, faz-se necessário, sobretudo no trabalho com a língua portuguesa, contemplar as práticas discursivas”, salienta Moisés. “Por meio delas, ao conhecer as nuances e usos, os alunos podem desempenhar significativamente a linguagem no cotidiano, expressando-se com eficácia.”

O projeto é dividido em três partes. A primeira propicia momentos de estudo para os professores de língua portuguesa, com discussões para troca de relatos de experiências e estratégias; a segunda fomenta a produção de textos em sala de aula; a terceira é um concurso de produção de textos voltado para alunos de escolas públicas e particulares de educação básica, ensino técnico, tecnológico e superior de todo o município. “São atendidos cerca de 4.550 estudantes”, ressalta Moisés.

O projeto contempla seis gêneros textuais. Assim, os alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental podem participar no gênero desenho–ilustração; do 4º e 5º anos, fábula; do 6º e 7º anos, poema; do 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, memórias; do 2º e 3º anos, artigo de opinião. Os do ensino superior, artigo científico.

No dia 21 próximo, será realizado o evento de encerramento, com a premiação dos dez melhores textos em cada categoria e apresentações culturais das escolas envolvidas.

Há 20 anos no magistério, Moisés tem graduação em letras, especialização em língua portuguesa e mestrado em educação. Ele leciona em turmas do ensino médio, técnico, tecnológico e superior.

Fátima Schenini

Saiba mais no Jornal do Professor, e nas páginas dos campi de  Cacoal e de Colorado do Oeste do IFRO na internet.

Link original da notícia: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21532