Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Nesta quinta-feira, 18/02, no auditório da Santa Casa de Alfenas, os alunos do 5º período do curso de Medicina da UNIFAL-MG foram acolhidos pela equipe do hospital, onde estarão em atividades práticas das unidades curriculares Semiologia Médica I e II.
A Semiologia Médica I e II do curso será conduzida pelos docentes Prof. Charles Dalmagro (Neurologista), Profa. Cristiane Mendes da Silva (Reumatologista), Profa. Miriam Monteiro Castilho da Silveira (Pneumologista) e Prof. Robson Eugênio da Silva (Nefrologista). Segundo os docentes a unidade curricular Semiologia é fundamental para o exercício da Medicina, o que justifica os entusiasmos dos alunos do 5º período.
"Trata-se da unidade que integra todos os conteúdos estudados no currículo médico até o 4º período, além de ser a base para o ciclo profissionalizante e internato médico", explica a coordenadora do curso, Profa. Evelise Aline Soares.
Segundo a coordenadora, a Santa Casa de Alfenas é uma grande parceira do curso da UNIFAL-MG. A professora destaca que esta união entre a Universidade e o Hospital fortalecerá não apenas o ensino, mas também a pesquisa e extensão no curso de Medicina.
Os alunos do curso de Medicina foram acolhidos pela enfermeira Flavia Macedo que proferiu uma palestra abordando a biossegurança no ambiente hospitalar e os docentes da Semiologia apresentaram as normas da disciplina e o material produzido pelo grupo para nortear os conteúdos ministrados.
A equipe de docentes da Semiologia Médica utilizarão também laboratórios de habilidades e práticas simuladas. Os laboratórios são equipados com manequins e simuladores avançados que prometem complementar a formação acadêmica.
Informações e fotos: Evelise Aline Soares, professora-coordenadora do curso de Medicina da UNIFAL-MG